28 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 08/05/2018

Garoto de 13 anos acorda do coma antes de médicos desligarem aparelhos

Garoto de 13 anos acorda do coma antes de médicos desligarem aparelhos

Um menino de 13 anos que estava em coma recobrou a consciência pouco depois de seus pais assinarem a papelada autorizando o desligamento dos aparelhos e a doação de seus órgãos. O caso aconteceu no Alabama, Estados Unidos.

O acidente que o vitimou ocorreu em março deste ano, enquanto Trenton McKinley brincava na casa de um amigo. Ele estava em um pequeno trailer puxado por um buggy infantil. O amigo parou repentinamente e o veículo tombou.

Trenton sofreu várias fraturas no crânio, além de falência dos rins e uma parada cardíaca. O garoto passou 15 minutos sem sinais vitais durante uma cirurgia. De acordo com a mãe, Jennifer Reindl, os médicos disseram que ele nunca se recuperaria, mas os órgãos do menino eram compatíveis com cinco crianças candidatas a transplantes. A família, então, aceitou desligar os aparelhos.

Um dia antes da data marcada, Trenton começou a dar sinais de consciência. À rede de TV americana CBS, Jennifer afirmou ter concordado com a doação de órgãos após saber que a atitude poderia salvar outros jovens.

“Depois que nós concordamos com a doação, eles tiveram que manter o Trenton vivo para ‘limpar’ seus órgãos para doação”, disse a mãe do jovem. “No dia seguinte, estava marcado o último teste de atividade cerebral, para determinar o desligamento dos aparelhos. Mas os sinais vitais tiveram um pico, então eles cancelaram o teste”, conta Jennifer.

Recuperação de Trenton
Após acordar, o jovem Trenton passa por uma recuperação lenta, porém constante. Ele já voltou a andar, a falar e até mesmo a fazer exercícios de matemática, mas ainda tem dores nos nervos e sofre convulsões. O garoto precisará passar por mais cirurgias para recuperar seu crânio.

À CBS, Trenton contou o que aconteceu. “Eu bati no concreto [do chão], e o reboque caiu bem em cima da minha cabeça. Depois disso, eu não lembro de mais nada”, disse, acrescentando que pensava estar no céu enquanto inconsciente. “Era como se eu estivesse caminhando num campo aberto. Não há outra explicação, a não ser Deus”, acrescentou ele. METRÓPOLES

Mais notícias