26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍCIA - 01/04/2018

Não é só no Rio. Milícias estão em 15 estados de norte a sul do Brasil

Não é só no Rio. Milícias estão em 15 estados de norte a sul do Brasil

Os quatro tiros que silenciaram a vereadora carioca Marielle Franco permanecem, há 16 dias, sem autor. Comandada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a apuração do caso revelou poucas pistas sobre o ataque, em 14 de março, que vitimou a parlamentar do PSol e o motorista Anderson Gomes. A principal delas aponta para a atividade criminosa denunciada nos últimos anos pela jovem: o domínio e o terror de grupos milicianos sobre as comunidades cariocas.

O fenômeno das milícias, contudo, está longe de ser uma exclusividade do Rio de Janeiro. Dados levantados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH) a pedido do Metrópoles revelam denúncias de atuação de grupos milicianos em 15 outras unidades da Federação entre os anos de 2016 e 2017. Os registros, realizados a partir da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100), expõem uma prática criminosa observada em todas as regiões do país.


De acordo com as informações do MDH, Pernambuco teve o maior número de denúncias, com nove ocorrências, seguido de Bahia (8), Minas Gerais (8), Pará (5) e Rio Grande do Norte (5). Outros 11 estados não registraram queixas por meio do mecanismo nos últimos dois anos.

Fora do Rio, contudo, a atuação desse tipo de organização criminosa se diversifica, assumindo contornos próprios em cada estado e características atribuídas antes a grupos de extermínio ou ao tráfico de drogas. “Ultimamente, temos observado diferentes modalidades de controle que se misturam”, pontua Ignácio Cano.

Atuação
Em localidades marcadas por conflitos agrários, por exemplo, é comum a contratação por proprietários rurais do serviço de “segurança” oferecido por milícias ou grupos de extermínio. No Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu, em 2016, duas denúncias contra 12 pessoas acusadas de participar de um grupo paramilitar contratado por fazendeiros para desocupações e ataques contra os índios Guarani-Kaiowá, no sul do estado.


Em centros urbanos, os registros são de operações envolvendo especulação imobiliária e prestações de serviços, como venda de gás e instalação de sinais clandestinos de TV a cabo, o “gatonet”. “As milícias têm interesse em controlar vários mercados com ativos, seja de água, gás, cestas básicas ou internet. Cada comunidade tem o seu”, aponta Cano.

Oficialmente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) afirma que não há hoje investigações em andamento sobre grupos de extermínio na capital federal. Fontes ouvidas pelo Metrópoles relatam, no entanto, envolvimento recente de policiais na prática de atividades de milícia em comunidades da região do Entorno.

Ao contrário de facções criminosas, no DF, assim como em outras unidades da Federação, as operações de milicianos não são organizadas de forma integrada nacionalmente. E, diferentemente do Rio, onde milícias atuam há décadas em determinadas comunidades, surgem de forma pontual a partir dos contextos locais de segurança pública.

Não poupam ninguém
Nem mesmo religiosos envolvidos em trabalhos sociais escapam da perseguição e do terror das milícias. O padre polonês Pedro Stepien recebeu ameaças de milicianos após conseguir abrigo para vítimas dos criminosos nas casas de fiéis.

Após receber uma carta com ameaça de morte, o padre decidiu expor a história em seus perfis no Facebook e em grupos de WhatsApp. Os criminosos passaram a perseguir o sacerdote após uma audiência pública, em 2015, na Câmara dos Deputados. À época, o padre denunciou a atuação da milícia “Liga da Justiça” por expulsar moradores de um condomínio do Minha Casa, Minha Vida. “Não recebi segurança do governo e de nenhum político, mas ganhei o povo brasileiro”, conta Stepien.

Visibilidade
Em atividade desde os anos de 1970 no Rio de Janeiro como uma alternativa ao combate ao tráfico nas favelas cariocas, as milícias começaram a ganhar visibilidade – e força – a partir dos anos 2000. Em 2006, os grupos investiram nas eleições municipais e chegaram a eleger representantes na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do estado.

Com o ganho de poder político, as organizações modificaram as atividades e passaram a atuar de maneira mais discreta, expandindo a atuação para municípios da região metropolitana. “Na medida em que as estratégias de administração de conflitos das instituições de segurança pública vão se mostrando ineficientes, as áreas são ocupadas pelas milícias, e elas passam a dominar diferentes mercados”, afirma o professor do curso de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Roberto Kant.