26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 23/10/2018

Exposição "Bahia Pequenos Formatos" aberta ao público no MAC

Exposição

A liberdade expressiva e temática de quatro artistas que se reuniram para fazer um desvio de norma. Essa é a proposta da exposição “Bahia – Pequenos Formatos”, composta por 40 obras de Bel Borba, César Romero, Juraci Dórea e Leonel Mattos. A mostra foi aberta ao público no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira  – MAC, na última sexta-feira, 19.

São quadros com dimensão 25x20cm, na horizontal. A técnica pintura sobre placa foi aplicada com o desafio de revelar as miragens poéticas dos artistas em pequenos formatos. 
Uma exposição diferente

César Romero conta que o objetivo ao convidar os outros três artistas para esse trabalho foi realizar uma exposição diferente. “O que eu procurei fazer tanto como curador da obra, bem como participante, foi uma exposição diferente. Os Pequenos Formatos, na minha opinião, é uma coisa interessante, porque mostra como o artista pode reduzir o trabalho dele para pequenos formatos, sem prejudicar a obra. Eu quis fazer algo que cada um se esmerasse e trabalhasse o seu melhor”, o crítico de arte.

Juraci explorou elementos da cultura nordestina em pequenos fragmentos

O artista e arquiteto, Juraci Dórea (foto), diz que já vem desenvolvendo esse tipo de visualidade de pequenos formatos desde o ano de 2005, tendo sempre como foco o Nordeste, refletindo aspectos da civilização do couro e da literatura de cordel. “O desafio foi só usar um pequeno formato, porque geralmente eu trabalho com telas maiores. É minha proposta de trabalho desde os anos 60, lidar com esses elementos da cultura nordestina. Esses elementos tão presentes em Feira de Santana, porque Feira é uma cidade que tem um forte link com o nordeste”.

"Os formatos são enormes"

Para o artista plástico e professor, Jean Lima, a mostra proporciona ao público a oportunidade de ter acesso ao trabalho de renomados artistas da cidade. “Pequenos Formatos é um título que pode ser considerado até uma pegadinha, porque de pequenos não tem nada. A não ser a dimensão reduzida. Os formatos são enormes”. 

A exposição ficará aberta ao público até 19 de novembro, dando continuidade ao projeto de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea. O equipamento é mantido para Fundação Egberto Costa (FUNTITEC).

SECOM

Mais notícias