25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 22/03/2018

Adeilda dos Santos tem consulta com gastroenterologista através do "Hora da Saúde"

 Adeilda dos Santos tem consulta com gastroenterologista através do

A dinâmica para a marcação da consulta foi elogiada por Adeilda dos Santos (foto), doméstica, e também usuária da Unidade Básica de Saúde Cassa. “Recebi o telefonema das enfermeiras informando dia e horário da marcação, bem atenciosas”, ressalta. Ela estava na fila há dois meses para consulta com gastroenterologista, e foi a primeira paciente a receber atendimento.

Ao adentrar a sala, Adeilda é cumprimentada pelo gastroenterologista, Victor Galvão. “Boa noite, seja bem vinda dona Adeilda. Em que posso ajudá-la?” pergunta o médico. Aos poucos, ela vai explicando que há uns seis meses vem sentindo dores no estômago. Imediatamente o profissional começa a investigar o caso, entre outras perguntas, ele procura saber sobre a alimentação da paciente e o momento em que as dores costumam aparecer.

Adeilda dos Santos, possui refluxo, o especialista dá todas as orientações necessárias e o receituário para o tratamento. Satisfeita ela elogia o atendimento. “Só tenho a agradecer, obrigada”.

Programa inicia com aproximadamente 100 pessoas

Com consultas de especialidades, o programa “Hora da Saúde” teve início na noite desta terça-feira, 20, no Ambulatório do Hospital D. Pedro de Alcântara. Criado pela Secretaria Municipal de Saúde para diminuir o tempo de espera por consultas com especialistas, esta primeira noite beneficiou aproximadamente 100 pessoas com o agendamento de consultas.

Além de Adeilda, até três mil pessoas serão beneficiadas com o atendimento de cinco especialidades, que são: gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, angiologia e reumatologia. Definidas através de estudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

É bem melhor o processo, afirma paciente

Kaliane Pereira (foto), vendedora, também foi uma das usuárias atendidas. Com um nódulo na tireoide, o clínico geral a encaminhou para uma avaliação com o endocrinologista. A marcação também foi realizada pela unidade de saúde de seu bairro. “É bem melhor o processo. Com esse mutirão vai demorar menos tempo. Com fé em Deus vou sair daqui com o problema resolvido”, ressalta.

Quem estiver na fila deve procurar unidades de saúde

Quem tiver na fila de espera por consultas com especialistas pode procurar a Unidade de Saúde da Família ou a Unidade Básica de Saúde até o dia 26 de março. Para a marcação é necessário ter em mãos a guia de exames, documento de identidade com foto, comprovante de residência, cartão de saúde da família e cartão SUS. As consultas estão sendo agendadas para o horário das 18h às 22h, entre os dias de terça, quarta e quinta-feira, e confirmadas através da Unidade referência da área do usuário.

A secretária municipal de saúde, Denise Lima Mascarenhas (foto), destaca que a população pode se dirigir tranquilamente no horário agendado. “Buscamos facilitar o atendimento para a comunidade, então toda as pessoas que tiveram sua consulta agendada serão atendidas dentro do horário das 18h às 22h, já para que as pessoas não se preocupem em chegar horas antes”, informa. SECOM

Mais notícias