26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BRASIL - 19/07/2018

Presidiário saía de táxi da cadeia para praticar roubos

Presidiário saía de táxi da cadeia para praticar roubos

O detento preso na quarta-feira (18) entre os suspeitos de integrar quadrilha especializada em roubos na Grande Belémfugia do presídio para cometer crimes e depois retornava para a cadeia. A reportagem da TV Liberal teve acesso exclusivo a áudios gravados com autorização da Justiça que mostram o criminoso chamando táxi até a Colônia Penal Agrícola, em Santa Izabel do Pará, acertando corridas para sair e entrar no presídio.

"É limpeza. (...) Nós estamos aqui na Colônia e vamos na rua hoje dar uma volta", disse ao motorista.

O presidiário diz ainda que depois voltará para o local onde cumpre a pena. "Nós vamos voltar na terça-feira entendeu? Vamos na 'manha' mesmo (...), maior limpeza, mano (sic)".

Imagens de câmeras de segurança registraram diversas ações da associação criminosa que agia de carro pela cidade. Veja no vídeo abaixo.

Aúdios revelam como quadrilha se articulava para organizar assaltos em Belém

Na primeira delas, os suspeitos passam, identificam uma vítima, voltam e roubam a caminhonete estacionada em frente a uma casa. No outro, eles tentam roubar um veículo, mas a vítima desconfia, trava o carro e corre.

O grupo do qual o detento é apontado como envolvido passou a ser investigado depois que um agente federal teve a arma roubada em frente à sede da Polícia Federal em Belém em maio.

Seis homens foram presos numa operação conjunta das polícias Militar, Civil e Federal. Quatro ainda continuam foragidos. A operação também cumpriu 14 mandados de busca e apreensão na Grande Belém.

De acordo com o Superintendente da PF no Pará, Uálame Machado, a coleta de provas contou com as três forças de segurança de forma integrada. "Se o crime demonstra que está organizado, o Estado precisa ainda mais se fazer presente e mostrar união e integração", disse.

Nos áudios coletados, os bandidos combinam e praticam um assalto. "Quando eu chegar tu vai logo em direção ao cara", diz o primeiro. "Bora sair que eu acho que viram a placa da moto do Neguinho. Ele nem meteu a coisa na placa", responde o outro suspeito.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), o detento citado na reportagem cumpria pena no regime semiaberto. Ele não tinha autorização para deixar o presídio, pois só podem sair durante o dia os presos que trabalham, o que não é caso dele. A Colônia Penal Agrícola abriga detentos do regime semiaberto e fica no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará, na região metropolitana de Belém.

De acordo com a Susipe, a cadeia é frágil e as fugas acabam sendo frequentes. O superintendente do órgão, Michel Durans, disse que já tramita a construção de um muro no local. "Já estamos trabalhando no sentido de evitar que esses problemas ocorram", disse. G1

Mais notícias