A ‘Live JR’ desta sexta-feira (16) deu visibilidade para o aumento da violência durante a pandemia. O programa contou com a participação da promotora de justiça, Valéria Scarance e do coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques. Os convidados foram entrevistados, ao vivo, pelos jornalistas Celso Freitas e Cleisla Garcia.
O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe dados chocantes sobre a violência doméstica. De acordo com o relatório mais de 105 mil mulheres denunciaram abusos em 2020, cerca de uma denúncia por minuto.
Para Valéria Scarance, a pandemia trouxe diversos fatores que contribuíram para um aumento na violência doméstica. "O aumento do controle por parte do parceiro, que agora consegue monitorar a parceira 24 horas por dia já que estão dentro de casa. O aumento do consumo de álcool e drogas, que não causam a violência, mas potencializam. O fato de que a mulher tem maior dificuldade de registrar a ocorrência, e também a tensão que as pessoas estão vivendo, com dificuldade econômica", afirma.
Outro índice que sofreu um aumento durante a pandemia foi o de violência contra crianças. Em 2020, 170 crianças entre 0 e 4 anos foram vítimas de homicídio. No recorte entre 0 e 11 anos o número sobre para 267, um crescimento de aproximadamente 2% em relação em 2019.
Segundo David Marques, a polícia tem papel fundamental no acolhimento das vítimas infantis da violência, como em agressões e abuso sexual. "Chamo atenção para a importância de fortalecer a capacitação da polícia, para ter a sensibilidade necessária de atuar em uma situação de violência, sem causar uma revitimização, dando o encaminhamento necessário", conclui.
O JR, sempre em movimento, tem presença multiplataforma e 24 horas na internet, com notícias em tempo real e muito engajamento. O telejornal conecta seu público às diversas mídias, tendo a notícia como protagonista e levando informação onde o público estiver, respeitando a linguagem de cada plataforma. Em janeiro, foram registrados mais de 46 milhões de milhões de views nos perfis do JR e mais de 56 milhões de páginas vistas. Cerca de 90% do conteúdo é acessado via mobile, e entre as editorias mais consumidas estão saúde e economia, além de editorias regionais e Brasil.
O jornalismo do Grupo Record traz um hub que contempla as franquias JR: ‘Live JR’, ‘JR Entrevista’, ‘JR Business’, ‘JR Mundo’, ‘JR Agro’, ‘JR Trade’, que imprimem o olhar de um especialista convidado, aprofundando temas e traçado panoramas de cada setor. A ‘Live JR’, que em apenas uma entrevista, teve mais de 4 milhões de views.
O JR conta com boletins e lives exclusivas exibidas no portal R7 e conteúdos no PlayPlus, como os podcasts ‘JR 15 Minutos’, conduzido por Celso Freitas, ‘Jornal da Record’, ‘JR Entrevista’ e ‘JR News’, também disponíveis em plataformas agregadoras de streaming e acessível também pela assistente de voz Alexa. O JR tem presença no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, canais que aproximam o público que é sempre convidado a conversar, enviar perguntas, comentários e participar da construção das notícias e coberturas.
Informações por Assessoria