20 de setembro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

VACINA - 03/07/2021

Ministério da Saúde diz que não distribui doses vencidas de vacina contra Covid-19

Ouvir a matéria:
Ministério da Saúde diz que não distribui doses vencidas de vacina contra Covid-19

Estados e municípios se posicionaram nesta sexta-feira (2) após publicação de matéria pelo jornal Folha de S. Paulo, que diz que pelo menos 26 mil doses de vacina vencida foram aplicadas em todo Brasil (relembre o caso aqui). No final do dia, o Ministério da Saúde também se manifestou e negou o caso.

 

A pasta afirmou que não distribui doses de vacina Covid-19 vencidas e que "prazos de validade dos imunizantes são rigorosamente checados e os dados sobre aplicação de doses são inseridos pelos municípios no DataSUS".

 

"Cabe aos gestores locais do SUS: armazenamento correto das doses, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do ministério. Doses entregues aos estados devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais", continua o comunicao do MS.

 

Ainda de acordo com o Ministério, os municípios devem notificar se possuírem doses a vencer. "Até o momento, não há registro de municípios informando à pasta sobre o vencimento de lotes com vacinas Covid-19 nesta situação", completa o texto.

 

A pasta recomenda, ainda, que estados e municípios busquem e monitorem casos de aplicação de vacina vencida e destaca que as doses aplicadas não devem ser consideradas válidas. A recomendação é que a vacina seja reaplicada com um intervalo de 28 dias.

 

NA BAHIA
Ontem, a secretaria da Saúde da Bahia negou a aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida (leia mais aqui).

 

"A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado", diz a nota.

 

A Secretaria da Saúde de Salvador também disse que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas .

Informações por Bahia Notícias

Mais notícias