18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SOLIDARIEDADE - 07/05/2021

Doação de Sangue: Pandemia afeta arrecadação e prejudica estoques

Ouvir a matéria:
Doação de Sangue: Pandemia afeta arrecadação e prejudica estoques

Se todo início de ano, os bancos de sangue já sofriam com quedas na arrecadação, em 2020, com a crise sanitária instalada pela pandemia, isso se agravou ainda mais. Segundo a enfermeira coordenadora do IHEF Banco de sangue, Josilda Brandão, nos três primeiros meses de pandemia, apenas os familiares compareciam para fazer doações, chegando a ser necessário selecionar quem iria receber o estoque disponível.  


Atualmente Josilda explica que a arrecadação ainda segue 50% mais baixa do que em períodos comuns, "o medo de contrair o vírus se tornou um fator impeditivo", afirma. Entretanto, a especialista esclarece que tomando todos os cuidados como uso de máscara, álcool gel e uso de EPIS, a prática segue sendo segura, e salva vidas.  


Requisitos  

 Podem doar sangue pessoas saudáveis, bem alimentadas e portando documento oficial com foto. Pessoas que contraíram o coronavírus também podem doar, tomando apenas o cuidado de fazê-lo somente após 30 dias de quarentena. No IHEF, o banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 17h, inclusive em horário de almoço. 

Antes da doação, Josilda recomenda uma alimentação saudável, leve e a ingestão de líquidos, recomendação feita também para depois da doação, juntamente com outros cuidados como a de não praticar exercícios físicos pesados, não dirigir transportes de grande porte, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 2h após a doação.  

Vacinados também pode doar  

Com o início da vacinação, surge a dúvida se pessoas que já tomaram as primeiras doses das vacinas podem doar. Josilda explica que para cada vacina a recomendação é diferente. No caso da Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a Sinovac (China), a recomendação é que se espere 48h antes de doar, prazo estipulado também para Covaxin da Índia.  

No caso da AstraZeneca, imunizante da Fiocruz (Reino Unido), a recomendação é que o prestante aguarde sete dias antes de realizar uma doação, medida recomendada também para BNT162, vacina da Biontech em parceria com a Fosun (EUA e Alemanha), Ad26 da Janssen (Europa), Sputnik V (Rússia) e mRNA-1273 (Norte-americana).   

A doação de sangue é um ato voluntário e todo material usado é individual e descartável após a realização. Em cada doação, pode arrecadar-se até 450 ml de sangue, podendo ser usado para ajudar até quatro pessoas. Produto essencial para sobrevivência, a transfusão de sangue pode ser utilizada em cirurgias de grande porte, pacientes com doenças crônicas, com doença falciforme e após graves acidentes.  

"Nada substitui o sangue", afirma Josilda. "Sabemos que o momento assusta, mas seguindo todos os cuidados a prática segue sendo segura e pode salvar muitas vidas".  

nformações à Imprensa:       

JULIANA VITAL


Mais notícias