23 de outubro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 30/03/2020

Gestantes redobram cuidados em meio à pandemia do novo coronavírus

Gestantes redobram cuidados em meio à pandemia do novo coronavírus

Juliana e Charles vão ter o primeiro filho, Matheo, em maio. Em meio à pandemia de coronavírus, eles mudaram os hábitos para evitar contaminação. Com oito meses de gestação, Juliana, que é dentista, conta estar preocupada em ter o filho durante o avanço de casos no Brasil.

Inclusive, o chá de bebê foi suspenso. O casal conta que o acompanhamento com o médico foi mantido, mas por chamadas em vídeo.


De acordo com associações de ginecologistas e obstetras, neste período, está permitido implementar, em caráter excepcional, a telemedicina para assessorar as gestantes com boa saúde. Contudo as consultas presenciais precisam ocorrer, podendo ser adiadas dentro de um limite de segurança.

Charles, que é jornalista, tem evitado se expor e redobrado os cuidados com a higiene. Por exemplo ao chegar em casa, deixa os sapatos do lado de fora para evitar contaminação.

Em entrevista à Jovem Pan, a ginecologista e obstetra Carolina Cursi explica que a gestação muda o organismo da mulher e pode afetar a imunidade. Ela ressalta que gestantes devem tomar mais cuidados porque o sistema imunológico já está muito requisitado pela própria gestação.

Carolina Cursi reforça que as futuras mães precisam continuar comparecendo normalmente ao pré-natal. Porém, de acordo com ela, as maternidades estão restringindo acompanhantes para ter um foco maior nas gestantes.

A médica também dá dicas para as mães que estão amamentando. “Continuem com a amamentação. Aquela paciente que tiver sintomas ou suspeita da covid-19, orientamos a usar uma máscara para diminuir a exposição do recém-nascido. Mas pode amamentar sem problema nenhum.”

Carolina Cursi explica que ainda não existem estudos conclusivos sobre os impactos do coronavírus em mulheres grávidas.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni

JOVEM PAN 

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias