Com a chegada do final de 2024, os preparativos para o início do novo ciclo começam nos bastidores do Congresso Nacional. O Governo Federal não terá vida fácil em 2025, pois nesta terça-feira (17), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), foi designado como novo Vice-Líder da Oposição na Câmara Federal.
De acordo com o parlamentar, a Bancada de Oposição a gestão Lula seguirá com um trabalho coerente e sempre focado nos interesses do povo brasileiro. O militar baiano reforça que não admitirá nenhum projeto enviado do Poder Executivo com “surpresas” nas entrelinhas dos textos, os chamados “jabutis”.
Capitão Bolsonarista, que ocupava a função de Vice-Líder do PL na Câmara Federal, foi promovido para este papel de destaque frente a Bancada de Oposição. Agora ele vai liderar 115 de um total de 513 deputados de diversos partidos que compõem o Bloco de Oposição ao Governo Lula.
“Toda a missão dada, será cumprida com responsabilidade. Nosso compromisso será firme e claro: defender nossos princípios e valores, lutar pela nossa liberdade, fazer a defesa intransigente das nossas forças de segurança, lutar por um Brasil mais justo e sem as amarras ideológicas”, disse Alden.
Os deputados federais na função de Líderes e Vice-Líderes de Oposição acumulam uma série de atribuições importantes no processo legislativo e na articulação política. Eles também participam do Colégio de Líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário da Casa Legislativa.
“Recebi uma nova missão de batalhar como Vice-Líder da Oposição na Câmara em 2025 ao lado do meu irmão Zucco que será o novo Líder na Casa, e ambos sob a direção e orientação do nosso sempre Presidente Jair Messias Bolsonaro. Já iniciamos os trabalhos para tornar 2025 um ano de base sólida para 2026!”, afirma Alden.
*PRERROGATIVAS DOS LÍDERES*
Proferir comunicados de liderança em qualquer momento da sessão;
Orientar sua bancada durante votação em Plenário;
Indicar membros da bancada que irão integrar as comissões;
Participar dos trabalhos de qualquer comissão (mesmo daquelas em que não for integrante);
Os líderes também podem subscrever proposições de iniciativa coletiva representando a bancada;
Declarar obstrução da bancada (instrumento regimental destinado a impedir que se alcance o quórum para votação de determinada proposição);
Apresentar destaques para votação em separado de trechos de uma proposição.
Por assessoria