24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 31/08/2020

Lei contra fake news pode sair do papel somente em 2021 após debate esfriar

Lei contra fake news pode sair do papel somente em 2021 após debate esfriar

Aprovado no final de junho pelo Senado, o debate sobre o projeto contra as fake news desacelerou na Câmara, apesar de o tema ter sido apontado como prioridade pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM). De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, há o risco de a lei só sair do papel em 2021. A pauta da Câmara continua sendo tomada pela questão sanitária provocada pela pandemia e 2020 ainda conta com as eleições municipais. 


A tramitação do texto no Senado foi alvo de intensas críticas, tanto por parte de bolsonaristas quanto de parte de especialistas em comunicação e direito digital. Após ser votado pela Câmara, a proposta deverá retornar ao Senado para então seguir para a sansão presidencial. 


Assim que o texto chegou à Câmara dos Deputados, Maia designou um grupo informal de parlamentares para aprimorar o projeto aprovado pelo Senado, com destaque para os pontos mais questionados, a exemplo da identificação de usuários em casos de denúncias e a rastreabilidade de mensagens. 


O grupo reuniu especialistas da sociedade civil em um ciclo de debates. As sugestões foram compiladas e, agora, segundo o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES), estão sendo avaliadas pelos parlamentares e técnicos da Câmara.


A reportagem alerta que o rito adotado por Maia é similar ao do pacote anticrime do ex-ministro Sergio Moro aprovado no final do ano passado. O texto, enviado em fevereiro, demorou dez meses para ser aprovado e foi completamente desfigurado. Informações por Bahia Notícias

Mais notícias