19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 13/08/2022

Manifesto e debatespúblicos reforçam atuaçãoda OAB Nacional em defesa da democracia

Ouvir a matéria:
Manifesto e debatespúblicos reforçam atuaçãoda OAB Nacional em defesa da democracia

Os primeirosmeses da gestão de Beto Simonetti à frente da OAB Nacionaltêm consolidado a atuação históricada entidade em defesa da democracia, do sistema eleitoral, das urnas eletrônicas e das liberdades individuais. O “Manifesto à Nação em Defesa da Democracia”, publicado pela entidade na segunda-feira (8/8), durante reunião do ConselhoPleno, soma-se a diversas ações em defesa da Constituição e das instituições da República, todas elas amplamente divulgadas pelos canais de comunicação da OAB e pela imprensa nacional.

 

Parcerias institucionais com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Supremo Tribunal Federal (STF) e organizações civis também demonstram, na prática, o compromisso da OAB com a defesa e o fortalecimento da democracia. O tema ainda foi abordado em diversos artigos e entrevistas, além de notas públicas. Dessaforma, a entidadese congrega à sociedade e seus diversos setores pela defesa e o fortalecimento da democracia, comosempre se deu sua atuação.

 

“Sempre que convocada em defesa da cidadania e da democracia, a OAB atendeu a esse chamadocom prontidão e destemor, em reforço às instituições e à sociedadeem geral. O voto direto, secreto, universal e periódico; e o respeito e a divisão de Poderes são conquistas construídas com a participação decisivada Ordem e das quais a advocacia não abre mão”, afirma Simonetti.

 

Manifesto

O Manifestoà Nação em Defesa da Democracia, subscrito por toda a diretoria da Ordem, conselheiros federais, membros honorários vitalícios e pelo Colégio de Presidentes de Seccionais, reafirma a confiança da OAB no sistema eleitoral, na Justiça e nas urnas eletrônicas, além de reforçar que a entidade atuará em auxílio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de outubro.

 

“Defendemos e protegemos a democracia. Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturasdemocráticas e com a preservação das instituições e dos Poderesda República”, diz o manifesto.

 

Confira ações da OAB em defesa da democracia:

 

Defender o sistema eleitoral é condição obrigatória para a OAB, diz Simonetti em posse do TSE

OAB cumprimenta Moraes e Lewandowski por eleição no TSE

OAB firma acordo com TSE para enfrentamento da desinformação nas eleições

Missão democrática do TSE fica ainda mais em evidênciaem ano eleitoral

OAB reiteraconfiança no sistemae na Justiça Eleitoral

OAB participa do lançamento do programa de combate à desinformação do STF

Defesa intransigente da democracia e da advocaciamarca discursos na posse da OAB Nacional

“Defender o sistema eleitoralé condição obrigatória para a OAB”, diz Simonettiem posse no TSE

OAB reafirma compromisso com a democracia e o sistema eleitoral OAB e CNBB se unem pela defesa da democracia e combate à fome

OAB firma acordo com TSE para o enfrentamento da desinformação nas eleições Em mensagem à ONU, Simonetti defendecombate à desinformação

OAB reiteraconfiança no sistemae na Justiça eleitoral

Imprensa repercute manifestação da OAB em defesa das urnas e da Justiça Eleitoral Comissão de Direito Eleitoraltoma posse e debate defesa da democracia “Liberdades precisam ser reafirmadas e defendidas”, diz Simonetti em evento no STF OAB Nacionalpublica manifesto à nação emdefesa da democracia

Imprensa repercute manifesto em defesa da democracia da OAB Nacional

 

 

A OAB

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) é a entidade de representação dos advogados brasileiros, com 1,3 milhão de profissionais registrados. A instituição é responsável pela regulamentação da advocacia, pela aplicação do Exame de Ordem dos advogados no país e, a cada gestão, divulga o Selo OAB Recomenda, com a lista dos cursos de direito que atendem aos requisitos mínimos de qualidade.

 

Assessoria de Imprensa do CFOAB - Novo Selo ComunicaçãoAssessores:

Ivan Iunes 

Fábio Brandt 

Alexandre Lacerda 

Site OAB

Site Novo Selo

Mais notícias