24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

MEIO AMBIENTE - 22/03/2024

SANGUE DA TERRA 

SANGUE DA TERRA 

A Organização das Nações Unidas – ONU – fixou, em 1993, o dia 22 de março de cada ano, como Dia Mundial da Água.  A água é o “Sangue” e a “Seiva” do Planeta Terra, a vida do Mundo, um bem natural que precisa de cuidados especiais. É uma doação da natureza para todos os seres vivos. Sem água potável, é impossível ter saúde!

OS MEIOS de comunicação trazem, quase diariamente, atentados contra a água. Muitos rios se tornaram esgotos a céu aberto. Outros, ainda em estado razoável, recebem resíduos industriais tóxicos. Vemos rios e lagos com toneladas de peixes mortos. Matas, que protegem as nascentes, são dizimadas. E, no dia a dia, desperdiçamos água de maneira irresponsável. A escassez de água avança em, praticamente, todas as regiões do mundo. 

A SAÚDE depende da água. A maioria das doenças do planeta é causada por águas impróprias para o consumo humano. Milhares de leitos em hospitais, principalmente em países pobres, estão ocupados por pacientes afetados por enfermidades relacionadas com águas poluídas. Além disso, cada ano, no mundo, morrem mais de dois milhões de pessoas, por doenças causadas por águas contaminadas. 

É DEVER e responsabilidade do Estado garantir água de qualidade para todos e cuidar da manutenção das fontes, das lagoas e dos rios. A água não pode ser um produto do mercado regulado pela oferta e procura, ou de influência econômica e política. É muito perigoso o poder de quem controla rios, lagoas e recursos hídricos. A água é um dom de Deus que pertence a todos. Por isso, nunca deve ser privatizada.

NA LUTA pela água, é necessário mobilizar duas frentes: Os poderes políticos precisam criar e executar políticas públicas adequadas ao problema. A outra parte, é nossa, é de cada cidadão, de cada habitante do Planeta Terra, da nossa Casa Comum, porque o cuidado com a água é responsabilidade humana. Muito se faz com o pouco de cada um, principalmente, não poluindo e não desperdiçando a água. Isso significa garantir vida, saúde e o próprio futuro da humanidade.

NA BÍBLIA, a água tem um simbolismo muito especial: Nas águas do rio Jordão, Jesus pediu a João Batista que o batizasse (Mc. 14,11); “Dá-me de beber” (Jo. 4,7) disse Jesus à mulher Samaritana, ao lado do poço de Jacó. Num outro momento, Jesus se apresenta como “Água Viva”. (Jo. 4, 7-14). “Tenho sede!” (Jo. 19,28), disse Jesus àqueles que o crucificavam. A Bíblia ainda afirma: “De seu seio, jorrarão rios de água viva” (Jo. 7, 37). Senhor, dai-nos sempre dessa água!

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]