19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

GERAL - 12/06/2021

Ages e prefeitura de Paripiranga firmam parceria para atendimento de animais de rua

Ouvir a matéria:
Ages e prefeitura de Paripiranga firmam parceria para atendimento de animais de rua

Uma parceria entre a Ages de Paripiranga e a prefeitura municipal tem proporcionado que animais de rua do município que necessitam de cuidados médicos recebam atendimento na Clínica Veterinária da Ages, através de um projeto de extensão, que leva benefícios à comunidade e complementa a formação dos acadêmicos da instituição de ensino.

Nas quartas-feiras, no período entre 9 e 12h, o professor do curso de Medicina Veterinária da Ages Carlos Emanuel Eiras e os acadêmicos participantes do projeto recebem cães e gatos de rua para atendimento clínico e, se necessário, cirúrgico a fim de garantir a saúde dos animais.

"Nas consultas, é avaliado o estado geral de saúde dos pacientes e, havendo necessidade, é realizada a intervenção por meio de técnicas, procedimentos e medicamentos no tratamento de doenças e instalação de protocolos vacinais e antiparasitários preventivos que garantirão a melhor qualidade de vida dos animais. Após a aprovação no estado geral de saúde, eles serão castrados antes de serem destinados ao processo de adoção pela sociedade de Paripiranga", detalha o médico veterinário, professor Eiras.

O número de vagas para o atendimento é limitado e as consultas são direcionadas a partir do diálogo entre a Secretaria de Agricultura & Meio Ambiente do município e o coordenador do projeto. Para encontrar informações e notificar sobre animais sem lar precisando de atendimento é possível entrar em contato com a Secretaria de Agricultura do Município.

O atendimento gratuito é voltado apenas para os animais que vivem nas ruas. Para famílias de baixa renda que possuem animais com necessidade de atendimento veterinário, a Clínica da Ages disponibiliza uma tabela de valores sociais. Para obter o benefício, os tutores precisarão comprovar renda através de documentos que serão solicitados pela clínica.

Inaugurada em janeiro, a Clínica Veterinária da AGES de Paripiranga/BA disponibiliza exames, serviços como consultas, curativos, vacinas, exames e cirurgias. Ela conta com um setor de grandes animais, que atende, por exemplo, equinos, bovinos e ovinos, onde são realizados consultas e procedimentos diversos.

Todos os serviços da clínica devem ser agendados com antecedência pelo WhatsApp (75) 99948-8739. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h. O atendimento é feito por profissionais especializados, e o local também funciona como um campo de prática para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da AGES, instituição de ensino superior pertencente à Ânima, um dos maiores ecossistema educacionais do país. Os alunos são acompanhados pelos professores e os tutores dos animais definem se desejam ou não que o atendimento tenha o apoio dos acadêmicos.

 Litiane de Oliveira

Foto: Youtube

Mais notícias