23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 15/05/2024

Embasa retoma abastecimento de água na região de Feira de Santana

Embasa retoma abastecimento de água na região de Feira de Santana
Foto: ilustrativa
Foi retomada, por volta das 18h, a operação do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana, antes do prazo inicial previsto pela Embasa. O fornecimento de água foi interrompido no início da manhã de hoje (15) para possibilitar a interligação da nova
adutora que, futuramente, vai reforçar o abastecimento na região. Nos municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis o abastecimento teve de ser integralmente suspenso. Em Feira de Santana, foi registrada redução de vazão em alguns bairros da cidade. Mais de 50 profissionais da Embasa atuaram em campo ao longo do dia, não somente na interligação da nova adutora - que tem 1.400 mm de diâmetro -, mas também em uma série de manutenções preventivas, como substituições de registros na Estação de Tratamento de Água, instalação de novo conjunto motor-bomba em uma estação elevatória do sistema, dentre outros serviços.   
A interligação da nova adutora é fundamental para colocar em funcionamento a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana,  investimento da Embasa para reforçar a produção de água e atender com maior regularidade a região em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas.  A 3ª etapa de ampliação do Sistema, que vai beneficiar diretamente mais de um milhão de pessoas, está recebendo investimentos da ordem de R$ 74 milhões com recursos próprios da Embasa e contempla ainda a ampliação da estação de tratamento (com o incremento de 750 litros de água/segundo), a construção de um reservatório com capacidade de 600 metros cúbicos e implantação do sistema de tratamento de lodo, dentre outras melhorias.  
Juntamente com os Centros de Reservação Norte, Leste e do Tomba –  unidades operacionais entregues em Feira de Santana ao longo dos últimos 10 anos – a nova adutora e a ampliação da Estação de Tratamento de Água fazem parte do conjunto de investimentos estruturantes que a Embasa vem fazendo para garantir uma maior segurança hídrica e suportar o desenvolvimento da região.  
RETOMADA  -  O fornecimento de água está sendo retomado gradativamente no Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana e a completa regularização deverá ocorrer no prazo de até 48 horas. Carros pipas estão preparados para atender, emergencialmente, se necessário, hospitais, escolas e indústrias e devem ser solicitados através dos canais de atendimento da Embasa, como o telefone 0800 0555 195. 
 
Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa 
Regional Feira de Santana  

Mais notícias