20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 09/07/2022

Secretário de Mobilidade de Salvador conhece a operação do BRT de Feira

Ouvir a matéria:
Secretário de Mobilidade de Salvador conhece a operação do BRT de Feira

O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrízzio Müller e equipe técnica estiveram em Feira de Santana, nesta sexta-feira, 8, para conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit). A intenção é replicar as experiências na capital baiana nesta fase inicial de implantação do novo sistema para minimizar os riscos e eventuais falhas.

“Estamos conhecendo as experiências, a estrutura criada e as boas práticas de diversos municípios, entre eles Feira de Santana nestes primeiros anos de operação”, afirmou.

Acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e do gestor da pasta, Saulo Figueiredo, além de diretores de Operações, de Planejamento e Unidades de Projetos Especiais da SEMOB, Fabrízzio Müller visitou o Terminal Central e circulou em ônibus BRT do município, desembarcando e embarcando nas estações da linha BRT 1 - Getúlio Vargas.

“Já estivemos também conhecendo diversos cenários e soluções adotadas nas operações de cidades como Santiago do Chile, Bogotá, Medelin e Curitiba. É normal em todo início de operação, a exemplo daqui, ocorrer eventuais ajustes e correções”.

Na oportunidade ainda visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conheceram a moderna estrutura de videomonitoramento implantada recentemente pelo Governo Municipal.  

Semelhante a Feira de Santana, o BRT em Salvador terá corredores de circulação mistos, além de alguns exclusivos para ônibus. O objetivo, de acordo o secretário, é dar mais fluidez no atendimento às linhas estendidas. Outra característica tecnológica é que os veículos da capital terão abertura de portas nos dois lados.

“Adotamos por necessidade técnica estações com piso baixo e não teremos a presença de cobradores. Tudo será feito através de bilhetagem eletrônica”, explica.

A operação do BRT em Salvador está prevista para começar em setembro com a implantação gradual de três linhas - contemplando a região do Shopping da Bahia até a Pituba - e sem ônibus articulados.

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, a grave crise que o setor de transporte público urbano enfrenta tem feito com que os municípios estabeleçam estratégias de cooperação técnica.

“Estamos sempre trocando ideias através do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana a fim de otimizarmos o serviço à população”.



Mais notícias