27 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 15/04/2022

UNIFACS participa de governança para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação em Feira de Santana

Ouvir a matéria:
UNIFACS participa de governança para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação em Feira de Santana

Promovendo uma ampla discussão sobre governança e ações de trabalho em Feira de Santana, representantes da UNIFACS participaram do evento “Ecossistema de Inovação”, realizado na manhã desta quarta-feira (13) pelo Sebrae, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio).  


O objetivo deste encontro foi integrar todas as ações propostas pelos atores locais que fazem parte do ecossistema de inovação na cidade, cerca de 50 instituições, além de avaliar e construir um plano de ação em conjunto para o desenvolvimento municipal. Sendo integrante desse ecossistema como parte da governança, a UNIFACS contribui para que essas ações sejam implementadas, principalmente através dos projetos de pesquisa e extensão.  


Participante do ecossistema desde 2021, a UNIFACS possui um papel fundamental nas ações que serão realizadas a partir deste encontro. Conforme a professora da UNIFACS, Leidiene Queiroz, coordenadora do projeto de extensão Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), o foco é inserir os alunos em atividades do mercado, sendo um braço importante para o desenvolvimento local, para que eles ajudem a buscar recursos e formas de incentivo para os diversos setores da economia.   

“Nós estamos trazendo, tanto a UNIFACS quanto outras instituições, para dentro do Sistema das Indústrias, por exemplo. Vamos fazer atividades de capacitação e treinamentos. São os nossos alunos, nossos professores que estarão atuando diretamente dentro dessas indústrias, tentando buscar as que não estão dentro do nosso ecossistema. A UNIFACS vai se dedicar exclusivamente nesse papel de inovação, trazendo todo mundo para dentro do processo”, destacou Leidiene. 


A instituição possui ainda um parque tecnológico, com diversos laboratórios de engenharia e robótica, permitindo que os conhecimentos possam ser levados para fora do campus, para incentivo ao empreendedorismo, beneficiando a sociedade de maneira geral, por inovações, as quais os alunos estão inseridos diariamente no ambiente acadêmico. 


“Estamos desde 2016 fazendo esse fomento, aproximando os alunos e as entidades com o mercado. É o nosso papel como instituição de ensino, garantir que tudo que é feito dentro da UNIFACS, seja colocado para fora, ajudando toda a sociedade e o ecossistema”, pontuou a professora.  


Para Isailton Reis, gerente Regional do Sebrae em Feira, “este foi o momento de integrar as ações propostas pelas diversas entidades envolvidas com o compromisso de inovação, como também apresentar a agenda de atividades do ecossistema de Feira de Santana, mostrando qual a contribuição para o desenvolvimento local”. 


Segundo o vice-prefeito do município, Fernando de Fabinho, o evento de hoje é o início de ações mais efetivas em relação ao desenvolvimento da cidade, com evento já programado para o mês de setembro.  


“Aqui nós estamos participando de mais uma reunião com esse grupo de empresas, entidades e a parte acadêmica de Feira de Santana, que fazem parte desse grupo. A atitude da prefeitura e desse grupo, é fazer a primeira Feira do Ecossistema em setembro”, destacou o vice-prefeito do município, Fernando de Fabinho.  


Para Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, esse ecossistema é fundamental enquanto força de negócios para o município.  


“Desde que foi identificada essa necessidade de inovação, o Sebrae, a Fecomércio e os sindicatos começaram a trabalhar nisso. Temos alguns projetos, e entendemos que isso só seria possível se tivéssemos os agentes diversos, como o poder público, universidades, empresas de inovação e bancos de desenvolvimento. Nós conseguimos criar o que chamamos ecossistema, como um corpo vivo”, concluiu ele.  

 

Por Assessoria

Mais notícias