25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 10/12/2021

Técnicos de Luís Eduardo Magalhães conhecem tecnologias para a mobilidade urbana em Feira

Ouvir a matéria:
Técnicos de Luís Eduardo Magalhães conhecem tecnologias para a mobilidade urbana em Feira

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito do município de Luís Eduardo Magalhães estiveram em Feira de Santana, nesta quinta (09), para conhecer tecnologias de gestão da mobilidade urbana e o Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Na oportunidade, observaram a fiscalização de itinerários, linhas e horários com uso de software, bem como soluções que beneficiam o deslocamento do feirense no município. O Citgis, por exemplo, é a tecnologia utilizada pela Prefeitura de Feira que facilita na integração de dados relevantes da bilhetagem eletrônica dos ônibus com o monitoramento georreferenciado por satélite (GPS). Assim, toda a frota é acompanhada em tempo real tanto pelo poder público quanto pelo usuário que utiliza o aplicativo SIU Mobile.

O município do extremo Oeste baiano tem buscado reverter, nos últimos meses, uma crise enfrentada pelo setor em todo o país, acarretada com a pandemia, além da intenção de promover reestruturação técnica nesta área. Desta forma, prepostos do órgão conheceram soluções já implementadas no transporte público feirense pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT).

Como exemplo, o modelo de integração de passageiros entre ônibus por meio de bilhetagem com biometria facial e cartões eletrônicos - que permite ao usuário pagar uma só tarifa - foi apresentado pelo secretário da pasta, Saulo Figueiredo.

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL

A programação ainda incluiu uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) onde tiraram dúvidas sobre o formato de fiscalização com uso de modernas câmeras na segurança viária, além do acompanhamento em tempo real de todos os terminais de transbordo e estações de BRT (Bus Rapid Transit).

"Dispomos também de aplicativo [SIU Mobile] que oferece ao cliente do transporte prever a chegada dos ônibus, sem contar as câmeras instaladas em toda a frota e o sistema de GPS. Isso proporciona maior segurança e rapidez na mobilidade do cidadão", destacou o secretário da pasta.

Outro ponto abordado no encontro foi sobre o Sistema Público de Transporte Alternativo e Complementar (STPAC) após o Governo Municipal ter decretado, em outubro, situação de emergência no serviço de transporte urbano e rural de passageiros. A nova operação terá alguns micro-ônibus com validadores eletrônicos, facilitando a integração aos ônibus do SIT e do BRT.

João Paulo Alves, secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, afirmou que "Feira é uma referência e isso habilita buscar conhecimento necessário às intervenções que visam melhorar o transporte de Luís Eduardo Magalhães". Ainda na comitiva estiveram Adê Cerrado (superintendente de Trânsito), Larissa Macedo Batista (fiscal de Transportes) e Éder de Jesus Almeida (coordenador de Educação para o Trânsito).

Por SECOM

Mais notícias