19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 14/06/2021

Prefeitura de Feira reforça luta no combate à violência contra o idoso

Ouvir a matéria:
Prefeitura de Feira reforça luta no combate à violência contra o idoso

A violência contra a pessoa idosa em Feira de Santana ainda é uma realidade e chama a atenção das autoridades. Os números preocupam. De janeiro até agora já são 60 denúncias de maus tratos registradas. No ano passado, de janeira a dezembro, foram 409 casos.

Os dados são do Núcleo de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que é vinculado à Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres. Os casos prevalecem entre as mulheres, sendo o tipo de violência mais comum a psicológica, financeira e física.

Nesta terça-feira, 15, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Momento de chamar a atenção da sociedade sobre os índices alarmantes e a importância da denúncia. É o que afirma a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Maria de Fátima Moraes.

"Os maus tratos contra a pessoa idosa são um grande problema de saúde pública, que necessita de intervenção e acompanhamento", destaca. Segundo Maria de Fátima, as agressões ocorrem com maior frequência no meio familiar.

"São cometidos por pessoas próximas, como filhos, filhas, netos, genros, noras e cuidadores. Os idosos ainda podem sofrer maus tratos em hospitais e instituições de longa permanência. Enquanto consumidores, eles são vítimas de propagandas enganosas e fraudes financeiras", acrescenta a presidente do conselho.

REDE DE APOIO

Em Feira de Santana, a rede de apoio é composta pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (SEPREV), Conselho Municipal de Referência Maria Quitéria (CRMQ) e Casa dos Conselhos.

As denúncias podem ser feitas através dos números 100 e 156, ou presencialmente na Secretaria da Mulher, localizada na rua Castro Alves, 364, Centro.

Ouça aqui o podcast.


Informações por SECOM/PMFSA

Mais notícias