02 de agosto de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 28/05/2021

Dia B: um dia inteirinho dedicado à brincadeira

Dia B: um dia inteirinho dedicado à brincadeira

Um dia inteirinho dedicado à brincadeira, animação e conexão com a natureza. Nesta sexta-feira, 28, acontece em Feira de Santana a 6ª edição do Dia Mundial do Brincar - o Dia B. O movimento é celebrado no Brasil e em mais 40 países.

O tema deste ano é "Um brinquedo chamado natureza". Toda a comunidade está convidada a participar desta ação que tem como intuito fomentar a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano. "A natureza é cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros, por isso foi o tema escolhido para este ano, além do incentivo à preservação ambiental", conta a professora Darlene Lima, da Divisão de Educação Infantil/Seduc.

Segundo Darlene, a brincadeira na natureza envolve a investigação, descobertas, a pesquisa e a curiosidade. "É a importância de estimular o brincar no cotidiano. A brincadeira está diretamente ligada ao desenvolvimento físico-motor, à agilidade, ao equilíbrio e às percepções de espaço. Além disso, brincar alivia o estresse e estimula a criatividade", explica a professora. Para as crianças, é um direito garantido de acordo com o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Por conta da pandemia, as brincadeiras este ano vão acontecer no quintal de casa. A proposta é que as famílias, responsáveis, crianças e professores se engajem no movimento e compartilhem as atividades nas redes sociais com a hashtag #DiaDoBrincarEmFeiraDeFeiraDeSantana, além de marcar @seducfsa.

Todas as escolas da Rede estão engajadas no movimento, mas a Secretaria de Educação conta também com a parceria das demais escolas públicas e privadas, ONGs, instituições da infância e afins, pois o Dia B é recomendado para todos.

Para a professora Melina Serafim, gestora do CMEI Irma Rosa de Lima Caribe Amorim, este ano está sendo um desafio por causa do Covid-19, mas "apesar da distância buscamos envolver os pais com um mural na entrada, enviando cards diariamente com sugestões de brincadeiras e fotos com dicas de brinquedos que podem ser construídos a partir da natureza. Os alunos amam brincar e viajam nas nossas ideias".

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, destaca o Dia B como uma possibilidade de ensino. "É uma oportunidade de desenvolver uma atividade lúdica que envolve as crianças, adolescentes e adultos. Dessa forma, criamos um meio prazeroso que motiva e incentiva o processo de aprendizagem", ressalta.

Brincadeiras com a natureza

A equipe pedagógica da Seduc elaborou uma lista de sugestões com várias brincadeiras que podem ser colocadas em prática no Dia B. Confira:

?     Brincar com a sombra;

?     Brincar de detetive da natureza;

?     Brincar com os formatos das nuvens;

?     Montar uma biblioteca da floresta;

?     Subir em troncos de árvores;

?     Construir uma torre de pedras;

?     Brincar de Jogo da Velha com pedras;

?     Construir bonecos com gravetos;

?     Observar a lua com lâmina de Raio-X.

 

Compartilhe a sua experiência nas redes sociais e entre na brincadeira.

FOTOGRAFIAS PRODUZIDAS ANTES DA PANDEMIA

Informações por SECOM/PMFSA

Mais notícias