18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 28/04/2021

Procura por cirurgias de laqueadura e vasectomia cresce em Feira de Santana

Ouvir a matéria:
Procura por cirurgias de laqueadura e vasectomia cresce em Feira de Santana

A procura pelas cirurgias de laqueadura e vasectomia, que podem evitar uma gravidez não planejada, tem crescido em Feira de Santana. Foram 207 feitas apenas nos primeiros meses deste ano. O índice representa 34% dos procedimentos realizados durante todo o ano passado.

O serviço faz parte das ações de planejamento familiar, promovidas pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) da Secretaria Municipal de Saúde.

Outros métodos contraceptivos também estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde, como anticoncepcionais em pílula ou injetável, e preservativos femininos e masculinos - este último protege também contra infecções sexualmente transmissíveis.

"As mais procuradas pela população são os preservativos, como também as intervenções cirúrgicas que são laqueadura, vasectomia e implantação de DIU [Dispositivo intrauterino]", afirma a enfermeira referência técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães.

Aqueles que desejam realizar algumas destas cirurgias devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e manifestar o interesse. Essa pessoa vai ser avaliada por médico ou enfermeiro, para saber se enquadra nos critérios.  

"Se estiver apta nesta etapa, vai ser preenchida uma ata e serão solicitados exames. Os resultados vão ser avaliados por uma equipe técnica para que o procedimento possa ser liberado", informa.

Informações por SECOM/PMFSA

Mais notícias