17 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 10/05/2020

Após flexibilizar isolamento, casos da Covid-19 em Feira de Santana aumentam 105%

Após flexibilizar isolamento, casos da Covid-19 em Feira de Santana aumentam 105%

pós a flexibilização do isolamento e a reabertura do comércio de Feira de Santana, em 21 de abril, os casos confirmados do novo coronavírus na cidade saltaram de 58 para 119, o que corresponde a um aumento de 105% em 18 dias. Os dados constam em um relatório de pesquisadores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), além de membros do CoronaVidas.net.

De acordo com o pesquisador Fábio Barreto, mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia e doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA), “os dados representam um alerta para que as medidas de isolamento social sejam intensificadas em vez de afrouxadas e podem ajudar a tomada de decisões por parte dos gestores públicos”.

Ainda segundo o pesquisador, as duas últimas semanas registraram grandes picos de novos casos. Para ele, a A A grande preocupação é com o fato de a cidade ter tido um crescimento acentuado do número de casos da Covid-19 desde o dia 21/04 e a projeção da contaminação é muito maior se comparada com as medidas tomadas anteriormente.

“O que observamos a partir dos dados é que, além da testagem massiva para identificação de pessoas contaminadas, as medidas de distanciamento social precisam ser reafirmadas. Não é hora de afrouxar”, garantiu Fábio Barreto. “O coronavírus tem um tempo de incubação. Precisamos considerar isso. É possível que nas próximas três semanas, ainda no mês de maio, tenhamos um número muito maior de contaminados”, explicou.

A pesquisadora em Comunicação e Saúde, Fernanda Vasques Ferreira, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), afirmou que as medidas de prevenção não podem ser relaxadas agora. 

“Estamos em um momento de crescimento exponencial dos casos de coronavírus no Brasil. Em Feira de Santana os dados são implacáveis e apontam crescimento vertiginoso a partir do momento em que o isolamento social foi flexibilizado”. 

Outra preocupação, que é uma consequência do afrouxamento das restrições, é com o número de leitos de UTI em Feira de Santana. De acordo com dados disponíveis no Datasus, o município conta com 133 leitos de UTI. “Um aumento exponencial no número de casos de Covid-19 representa uma diminuição do achatamento da curva de casos e isso deve ser visto com muito cuidado”, disse a pesquisadora. Informações por B NEWS

Mais notícias