25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 13/12/2019

Prefeito Colbert Martins cobra mais segurança ao governo do estado: 'Tem que ter uma reação'

Prefeito Colbert Martins cobra mais segurança ao governo do estado: 'Tem que ter uma reação'

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho demonstrou preocupação com a situação da segurança pública em Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, ele cobrou que o governador Rui Costa olhe com mais atenção para Feira de Santana e reforce o policiamento. Colbert citou o caso de uma mulher que foi assassinada na noite de ontem (12) no distrito de Humildes.

“Estou indignado com o que aconteceu em Humildes, é a 24ª mulher assassinada em Feira de Santana este ano e quero fazer um apelo ao governador Rui Costa. Feira está com um pico explosivo de violência que nem Salvador está. São mais de 300 assassinatos esse ano em Feira de Santana e nessa semana são praticamente assassinatos todos os dias. Preciso cobrar segurança ao governador do estado. É preciso trazer esses pelotões da Caatinga, da Cipe Litoral Norte, é preciso um reforço grande, especialmente, nesse período de final de ano”, afirmou.

Colbert disse que reconhece o trabalho feito da Polícia Militar de Feira de Santana, através do coronel Luziel Andrade, e também o trabalho da Polícia Civil, através do coordenador Roberto Leal, mas destacou que Feira precisa ser tratada de uma forma diferente, quando o assunto é segurança pública.

“Tem que ter uma reação e cabe ao governo do estado, que é quem tem poder de polícia, fazer uma ação extremante forte visando parar essa escalada de violência que tem aumentado muito na cidade nesse momento. Acho que deve ter uma ação forte e efetiva de presença policial. Precisamos verificar qual a maneira de inibir esse tipo de processo violento, pois continuando como está, vamos ter que nesse natal lamentar homicídios que acontecem em todos os lugares da cidade”, declarou.

O prefeito Colbert Martins disse ainda que esteve com o governador Rui Costa no mês de fevereiro deste ano e considerou que está na hora de voltar pra fazer uma solicitação sobre segurança pública, além de outras demandas que Feira de Santana precisa.

Em resposta às cobranças do prefeito Colbert, o coronel Luziel Andrade, que é comandante do CPRL, afirmou entender a preocupação do gestor municipal e disse que a segurança pública é um desafio de todos os municípios. O coronel afirmou que o governador Rui Costa tem feito o que é possível no sentindo de melhorar os índices de violência no estado.

“Estamos com operações já autorizadas, reforçadas e com isso a gente intensifica o policiamento em quase todas as cidades da região leste, principalmente aqui em Feira de Santana. Inclusive, ontem, tivemos o lançamento da Operação Comércio Seguro para levar tranquilidade para as pessoas. Tivemos um ano difícil, mas foi um ano onde Feira de Santana teve 10 meses seguidos de redução de criminalidade. A violência é uma situação que não pode ser encarada apenas de forma crítica, tem que ser analisada e buscar soluções por parte de todos, pois diz respeito a todos. Uma cidade como Feira tem muitos problemas e que não são só da gestão do estado. A luta é constante”, defendeu.

Segundo o comandante do CPRL, Feira de Santana vai fechar o ano com redução de 10% no número de homicídios, sendo que a meta do estado é de 6%, o que ele avaliou como ‘bastante positivo’. Além disso, Luziel Andrade comentou uma declaração de Colbert, que chamou atenção para o número de companhias em Feira de Santana, que totaliza quatro, sendo que, segundo o prefeito, somente no trecho entre a Barra e Itapuã, em Salvador, são cinco companhias.

“A gente tem que procurar melhorar, mas não adianta olhar pra Salvador, pois tenho que olhar primeiro para Feira de Santana. Quando tiramos a companhia da sede da cidade e colocamos uma na zona rural, já foi pra apresentar um estudo para nosso comandante. Com essa redistribuição que fizemos, já temos condições de apresentar e mostrar as necessidades que temos, inclusive de estudo de evolução de incentivo desde quando foi criada as unidades aqui em Feira. Com essa divisão, ficaram três companhias na zona urbana, redistribuímos a área das companhias nos pelotões, onde cada pelotão vai ter a oportunidade de fazer o conselho de segurança com aquela localidade próxima”, afirmou.

O coronel Luziel Andrade finalizou dizendo que a solução para melhorar a segurança pública em Feira de Santana, tem que partir através de conversas e não através de brigas. “É questão de buscar uma solução”, frisou.   ACORDA CIDADE/DILTON COUTINHO

Mais notícias