17 de outubro de 2019
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 13/09/2019

Profissionais de saúde participam de curso sobre acidentes com animais peçonhentos

Profissionais de saúde participam de curso sobre acidentes com animais peçonhentos

Com o objetivo de melhor preparar os profissionais de saúde que atuam diretamente com a população, como agentes de endemias, comunitários, enfermeiras, entre outros, a Prefeitura deu início nesta quarta-feira (11) ao curso de capacitação “Formar Saúde”, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente. O curso pretende capacitar os profissionais sobre as medidas e orientações em casos de acidentes com animais peçonhentos. A capacitação segue por três meses com aulas práticas e teóricas.

De acordo com a pedagoga e coordenadora do departamento de educação ambiental da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs) da Secretaria de Meio Ambiente, Elisângela Lucena, muitas pessoas não possuem conhecimento de como proceder em casos de acidentes com animais peçonhentos.

“Pretendemos capacitar estes profissionais para que sejam multiplicadores destas informações, orientando a população quanto as medidas preventivas e onde procurar socorro. Acredito que com essa inciativa iremos fortalecer a rede de prevenção em relação a esses acidentes”, pontua.

O primeiro dia de capacitação contou com a orientação da bióloga docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Ilka Biondi, que esteve apresentando alguns quadros clínicos de acidentes por animais peçonhentos.

“É preciso entender o comportamento e habitat desses animais para eliminar as possibilidades de ser um animal peçonhento, ou não”, explica Ilka Biondi.

Durante o período da tarde, no auditório da Secretaria de Saúde, o treinamento seguiu com aula prática observando os animais peçonhentos e os não peçonhentos para identificar suas particularidades e diferenças.

A capacitação segue para os profissionais da rede municipal de saúde cadastrados através da Seção de Capacitação Permanente da Secretaria de Saúde e faz parte da programação do Educapacita. A atividade também foi articulada pela referência técnica em animais peçonhentos da Vigilância Epidemiológica, Juliana Andrade. Em breve uma nova turma será aberta.

"O Educapacita é um projeto desenvolvido para capacitar os profissionais da rede, estimulá-los e melhorar seu desempenho em suas funções. Frequentemente capacitações como essa são ofertadas", afirma a coordenadora da Seção de Capacitação Permanente, Priscilla Soares.



Enquete

Você concorda com a reforma da previdência?

*Enquete encerrada.
  • 3%
  • 24%
  • 74%