23 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 23/04/2019

Micareta: da rua Direita à avenida Presidente Dutra

Micareta: da rua Direita à avenida Presidente Dutra

À medida que o tempo passava e a participação popular crescia, a Micareta de Feira de Santana, que nasceu na rua Direita, hoje Conselheiro Franco, foi se expandindo e, discretamente deixando os circuitos antigos para trás. Mas a festa que nasceu para o povo continuou sendo dele.

Quando nasceu, escolas de samba, cordões e carros alegóricos e foliões avulsos percorriam o trecho entre a praça da Matriz, atual Monsenhor Renato Galvão, onde se concentravam, até a praça Fróes Motta, a dispersão.

Uma das justificativas da realização da festa na Direita era que lá se concentravam os clubes sociais: o 25 de Março, Vitória e, a partir dos anos 50, a Euterpe. Os radialistas montavam seus estúdios sob a marquise da Loja Pires.

Com o tempo, foliões e carros alegóricos começaram a seguir à direita, direção da praça da Bandeira e a J. Pedreira. A partir daquele marco, a micareta na Direta começou a se esvaziar até ser abandonada.

E a festa continuou subindo. Na fase seguinte ocupou a avenida Senhor dos Passos, onde os desfiles, coroação da rainha e apresentações das atrações sobre trios elétricos passara a acontecer. Era na Casa da Torre, de Oscar Tabaréu, que os políticos se reuniam para ver a festa.

Novo deslocamento: subiu a Getúlio Vargas. As barracas ocuparam os dois lados da avenida até a imediações do retorno do IHEF. Horas depois de iniciado o desfile, a todo instante aconteciam encontros de trios, com cantores interagindo e os foliões no meio.

Foi na década de 90 que os primeiros camarotes foram montados no circuito da micareta, entre a praça de Alimentação e a rua Barão do Rio Branco. Estes espaços privativos provocaram uma pequena revolução na festa. Antes, a concentração acontecia nas barracas.

Novamente o espaço para a realização da festa ficou pequeno. Para a micareta do novo milênio, novo local. Camarotes e barracas foram montados na avenida Presidente Dutra. E o circuito da festa ganhou nome e sobrenome: Maneca Ferreira, atuante na comissão que criou a festa em 1937.

SECOM

Mais notícias