20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 24/02/2019

"O filho da madre", livro que narra a história de Joselito Amorim é lançado em Feira

“O filho da madre”, uma história real com pitadas de ficção, que narra a vida do ex-prefeito de Feira de Santana, Joselito Amorim, resultado de um encontro fortuito entre sua mãe e um comerciante alemão, no final da segunda década do século passado, foi lançado em Feira de Santana nesta sexta-feira, 22.

A noite de autógrafo da terceira obra do escritor e jornalista feirense Jailton Batista, foi realizada no Casarão dos Fróes da Motta, sede da Fundação Senhor dos Passos. Diversas autoridades, intelectuais e amigos do autor o prestigiaram.

É uma história das mais interessantes. Ao nascer foi entregue a uma mulher com a ordem que desaparecesse. Sua mãe biológica foi levada para um convento, onde morreu. A criança foi adotada. Joselito também autografou os livros.

Político e professor, Joselito Amorim, lúcido e pensante com quase um século de vida, esteve presente ao evento. “Ainda me dói n’alma tocar nesse assunto”, disse, com relação à identidade do pai. Se sabe, não quis dizer.

Mas afirma que é filho de Manoel Bispo de Amorim e Esméria Boaventura de Amorim, que o adotaram quando tinha 22 dias de vida e estava em poder da mulher contratada para dar-lhe destino desconhecido.

Disse ser humilde para entender que o livro foi dedicado à sua história de vida. “Mas gostaria que a vida me desse mais tempo para agradecer o que Feira de Santana fez por mim”.

Jailton Batista disse que, por motivos óbvios, teve pressa para escrever o livro. “Queria que Joselito lesse o livro”. E os encontros com o homenageado foram vários. “Se tivesse mais tempo ele teria entregado o jogo”.

Para o autor, a história era um tabu em Feira de Santana e que foi resgatada, mas que ela é rica, dramática e muito bonita. O livro foi lançado em Salvador na quinta-feira, 21, e foi autografado em Andaraí, terra natal dele, neste sábado, 23.

O prefeito Colbert Filho, acompanhado pela primeira-dama Adenilda Martins, disse que o autor tem o dom de, por meio das letras, apresentar aos feirenses fatos históricos que nem todos conhecem. “Esta história foi muito bem contada”.

O professor Josué Mello, ex-reitor da UEFS, destacou as qualidades de bom administrador e de professor do homenageado. “Também é dono de uma linda história que foi eternizada no livro”. SECOM

Mais notícias