23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 08/08/2023

UFRB divulga vestibular para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo

UFRB divulga vestibular para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura de edital do vestibular para ingresso nos cursos de graduação na Educação do Campo da UFRB, em Regime de Alternância, no semestre 2024.1, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana. As aulas do semestre estão previstas para começarem em 19 de fevereiro de 2024.

As inscrições dos interessados acontecem no período de 08 de agosto a 25 de setembro, no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Para o vestibular em Educação do Campo são oferecidas 190 vagas distribuídas em quatro cursos superiores: em Amargosa, são oferecidas 80 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP); para o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, são oferecidas 40 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática; 40 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza; e 30 vagas para Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos.

O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, e que preferencialmente, estejam enquadradas em ser professor em exercício na educação básica em escolas do campo, que não possua formação inicial ou adequada, de acordo com a Lei 9394/1996; e/ou resida e/ou exerça atividades no campo ou pertença aos povos do campo.

Para efeito do processo seletivo, entende-se por Povos do campo, os povos e comunidades tradicionais, comunidades camponesas, acampados e assentados de reforma agrária, os agricultores familiares e os povos da floresta. Esses se constituem em identidades como as diversas etnias de povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores, comunidades de fundos e fechos de pasto, os assentados e os acampados da reforma agrária, os caiçaras, faxinais, povos de religião de matriz africana e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir de modos de vida e trabalho no campo, incluindo os trabalhadores assalariados rurais sem terra.

Escolas do campo são aquelas situadas em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo (Decreto Nº 7.352, Art. 1º, II).

Provas

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cursos, será constituída de duas partes, entregues simultaneamente aos candidatos. A Prova Objetiva (Conhecimentos Gerais, Matemática e Ciências da Natureza) e Redação.

A prova do vestibular para Educação do Campo será realizada nos municípios de Amargosa, Feira de Santana, Seabra e Valença, no dia 29 de outubro.

O resultado da seleção com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 21 de novembro (Resultado da 1ª Chamada), disponível no endereço eletrônico de Processos Seletivo da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Confira o Edital nº 026/2023.

Mais informações em ufrb.edu.br/prosel.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Por Assessoria


Mais notícias