16 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS - 04/05/2020

Motorzinho do dentista pode ser foco de disseminação da covid-19

Motorzinho do dentista pode ser foco de disseminação da covid-19

Médicos alertam que o “motorzinho” do dentista pode ter potencial de disseminação do coronavírus igual ao de UTI de hospital.

Já é sabido que hospitais e aglomerações são os principais focos de disseminação em qualquer lugar do mundo, mas um dos serviços essenciais que também é um grande vetor da covid-19 são as clínicas odontológicas.


Por trabalharem com a boca dos pacientes, os dentistas estão totalmente expostos às partículas do vírus. Por isso, o doutor Sidney Neves, cirurgião do Hospital Albert Einsten, alerta para a importância de profissionais e pacientes usarem os equipamentos de segurança.

Além disso, o conhecido “motorzinho” aumenta o risco de contágio. Durante um procedimento dentário, a ferramenta produz aerossóis — que são micro-partículas de ar que saem da boca do paciente e ficam suspensas no ar ou em objetos.

Como vivemos em uma pandemia, essas micro-partículas podem estar carregadas da covid-19 e contaminar não só o profissional — como também todos os próximos pacientes.

Segundo um profissional, após uma profilaxia dentária em um paciente com coronavírus, caso o local não seja higienizado, o consultório tem potencial de contaminação de uma UTI de hospital.

Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, o médico Renato Kfouri explica que, além da higienização, os dentistas devem espaçar as consultas para desinfectar o ambiente entre um paciente e outro.

Segundo os especialistas, a contaminação é maior nas periferias da cidade, onde muitos profissionais não têm os equipamentos necessários de proteção e os locais não costumam ser arejados e higienizados.

Em março, o Conselho Federal de Odontologia e a Anvisa elaboraram um documento com as recomendações de enfrentamento à covid-19 na Odontologia, com orientações de higiene do local e manuseio dos equipamentos.

*Com informações do repórter Leonardo Martins

Mais notícias