09 de abril de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS - 22/03/2020

Brasil registra 1.546 casos de coronavírus e 25 mortes

Brasil registra 1.546 casos de coronavírus e 25 mortes

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (22) que o país registra 1.546 casso de coronavírus e 25 mortes.

As mortes seguem concentradas em São Paulo (22) e Rio de Janeiro (3). Com a confirmação de um caso em Roraima, agora todos os Estados do Brasil têm pelo menos um infectado por coronavírus. A taxa de mortalidade do vírus é de 1,6%.

Os Estados que apresentam mais casos são São Paulo (631), Rio de Janeiro (186) e Distrito Federal (117).

Quarentena

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre as medidas de quarentena adotadas pelos prefeitos. Segundo ele, em muitas situações, elas “não guardam realização com a realidade das cidades, são intempestivas”. O ministro, que se reuniu com as autoridades municipais na manhã deste domingo, disse que o momento é de traçar estratégias. “É preciso definir a essencialidade dos serviços para que a paralisação não seja pior que o vírus. Não é competição de quem manda no que, é planejamento”.

Cloroquina

A cloroquina, substância utilizada por pessoas com malária e lupos, e apontada nesta semana como uma possível solução para o tratamento do coronavírus, sumiu das prateleiras e passou a ser considerada pela Anvisa como remédio controlado. Mandetta alertou que o Brasil segue pesquisando a possível utilização do remédio, mas alertou que ainda é cedo para considerá-la a solução da pandemia, e lembrou os seus efeitos colaterais. “Estamos pensando em administrá-la para pacientes internados, para que as pessoas não se auto-mediquem. Faço também o lembrete: a cloroquina tem muitos efeitos colaterais, alguns que podem ser mais perigosos para as pessoas do que o próprio vírus”.

Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, também fez o alerta contra a aut0medicação. “Na região norte, muitas pessoas estão em tratamento de malária e esse medicamento é conhecido. Chamo a atenção: não façam automedicação. Esse medicamento ainda não está indicado para esse tipo de uso”. O uso indevido de coloquina pode causar sérias lesões hepáticas, auditivas e até mesmo surdez.

Fake News

Mandetta aproveitou a entrevista coletiva concedida neste domingo para desmentir um boato que corre pelo WhatsApp. Não é do ministro a voz que aparece em um áudio, falando sobre coronavírus. Ele afirmou que todos os seus pronunciamentos serão feitos nos canais oficiais do Ministério da Saúde. JOVEM PAN 

Enquete

Você concorda com a reforma da previdência?

*Enquete encerrada.
  • 3%
  • 24%
  • 74%