18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS BAHIA - 12/06/2020

Vilas-Boas admite preocupação com cidades do extremo-sul e garante que está atento às "recentes flexibilizações" em Salvador

Vilas-Boas admite preocupação com cidades do extremo-sul e garante que está atento às

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, admitiu que está preocupado com as taxas de contaminação de Covid-19 nas cidades do extremo-sul da Bahia, como é o caso de Teixeira de Freitas. Ele citou ainda a região metropolitana de Salvador, onde Feira de Santana também tem uma curva ascendente de casos, e disse estar alerta às "recentes flexibilizações adotadas" na capital.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Globo, nesta sexta-feira (12), Vilas-Boas declarou que a falta de "controle" no aumento de casos do novo coronavírus no interior do estado, também podem impactar em Salvador, que tem está em queda na taxa de contágio, mas pode receber na sua rede de saúde pacientes de outros municípios.

O secretário garantiu que pode voltar a conversar com o prefeito ACM Neto se este índice voltar a subir e sugerir a retomada de medidas mais restritivas de isolamento social.

"Estamos preocupados com algumas cidades que estão saindo do controle. Nossa preocupação sempre volta para o extremo-sul da Bahia: Teixeira de Freitas, principalmente, mas na RMS aqui perto, em Feira de santana nós temos ainda taxas de progressão acima da média do estado [...] qualquer elevação no percentual dessas cidades impacta no estado, em Salvador também. Salvador tem caído a taxa de transmissão, a gente espera que esses números não voltem a subir com as recentes flexibilizações que foram adotadas, mas estamos atentos. Qualquelr mudança na curva de decréscimo que estamos enfrentando no sentido de voltar a subir, nós iremos voltar a dialogar com a prefeitura para estabelecer medidas mais rígidas de distanciamento", explicou.

Com 351 casos confirmados até esta quinta-feira (11) e em curva ascendente de contaminação, Teixeira de Freitas terá mais 20 leitos a partir da próxima segunda-feira, para atender pacientes com Covid-19 em estado grave. O Hospital de Campanha, que não inaugurou devito a um problema com os compressores, que regulam a saída de oxigênio dos respiradores, receberá o equipamento que foi transferido do Hospital Viana Filho, que está desativado em Ilhéus.

PROJEÇÃO

O secretário de saúde rebateu uma projeção que teria sido feita pela Universidade de Washington, que prevê que a Bahia ultrapasse a marca de 5.800 mortos por Covid-19 no mês de agosto. Vilas-Boas explica que a pesquisa não leva em consideração a "queda progressiva da taxa de transmissão no estado", e reiterou que há duas semanas o índice de óbitos está "estabilizado" - o dito "platô" na curva de contaminação. Informações por B News

Mais notícias