30 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 08/06/2022

Governo do Estado entrega nova delegacia em Itiruçu e autoriza construção de colégio e obras de desenvolvimento urbano

Governo do Estado entrega nova delegacia em Itiruçu e autoriza construção de colégio e obras de desenvolvimento urbano
Uma nova Delegacia Territorial está a serviço da segurança dos cerca de 12,5 mil moradores de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá. A unidade foi inaugurada nesta terça-feira (7) pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, da delegada-chefe da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, e demais autoridades.

Na ocasião, as secretarias da Educação (SEC) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também foram autorizadas a prosseguirem com a construção de uma nova escola estadual. Na área de desenvolvimento urbano, foram autorizados convênios para a recuperação do Mercado Municipal do distrito de Upabaçu, para a construção do Shopping Popular, para a pavimentação de diversas ruas e outras obras.

“Começamos hoje cedo no município de Laje e estamos agora em Itiruçu. E aqui, além de trazer tantos anúncios, estamos inaugurando uma nova delegacia com o compromisso de renovação, de fortalecimento da Polícia Civil.  São mais de 200 unidades, das polícias Civil e Militar, que estão sendo construídas ou reformadas”, afirmou Rui.

A nova delegacia fica ao lado do prédio da Polícia Militar, que também passará por reformas. “Isso está sendo feito para melhorar a autoestima dos policiais e para melhorar o atendimento à população”. Segundo ele, em breve serão inauguradas as delegacias dos municípios de Lafaiete Coutinho e Maracás, que já estão com as obras concluídas.

A delegada-chefe, Heloísa Brito, destacou a aplicação de recursos em Segurança Pública. “Há mais de 30 anos não se via um investimento tão grande na estrutura das delegacias em todo o estado. Esta nova unidade foi pensada para um atendimento mais humanizado de quem precisa do trabalho da Polícia Judiciária e também para o conforto e a segurança dos servidores da Segurança Pública. E a delegacia possui, além da custódia e sala de reconhecimento, todos os computadores e equipamentos para o trabalho”.

Educação

A nova unidade escolar vai sediar o Colégio Estadual Maria Cândida Castilho Fontoura. “São R$ 20 milhões para a construção de salas amplas, com no mínimo 60 metros quadrados, ginásio poliesportivo, campo de futebol society. Uma unidade onde será implantada a Escola em Tempo Integral. O aluno vai chegar às 7h, vai tomar café da manhã, estudar as matérias curriculares. Depois do almoço, se precisar, terá reforço escolar, ou pode fazer atividades culturais, esportivas, ou ainda um curso profissionalizante”, explicou o governador.  

Desenvolvimento Urbano

A importância dos investimentos na área do desenvolvimento urbano foi destacada pelo governador. “Nós queremos estimular o pequeno comerciante, então autorizamos esse convênio para a construção do Shopping Popular”. O Mercado Municipal do distrito de Upabaçu também passará por reformas. A agenda da comitiva do Governo do Estado ainda contemplou a assinatura de novos convênios entre a Conder e a Prefeitura local para pavimentação de ruas, reforma da Praça 7 Portas, com a implantação de quiosques, sanitários e parquinho.

Outros investimentos

Itiruçu é um dos municípios consorciados com a Policlínica Regional de Jequié, entregue pelo Governo da Bahia em 2017. A unidade, que custou R$ 22 milhões, utilizados na edificação e na compra de equipamentos, atualmente oferece atendimento para 14 especialidades e beneficia mais de 500 mil moradores da região.


Fotos: Rafael Martins/GOVBA



Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Mais notícias