20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 04/03/2022

Completamente reformada, Estação Ferroviária de Cachoeira abre as portas nesta terça-feira (8)

Ouvir a matéria:
Completamente reformada, Estação Ferroviária de Cachoeira abre as portas nesta terça-feira (8)

Os moradores e a cidade de Cachoeira (BA) têm uma relação com a ferrovia que perpassa o cotidiano de todos e traz saudosas lembranças. É com o objetivo de estreitar ainda mais estes laços, resgatar e valorizar o vínculo entre sociedade e a atividade ferroviária que a VLI e a Prefeitura do município abrem às portas à população da Estação Ferroviária de Cachoeira, inaugurada em 1876 e agora completamente reformada. A inauguração do espaço ocorrerá em 8 de março e integra o programa Estação de Memórias, uma iniciativa da VLI voltada à preservação da história e da cultura relacionadas à ferrovia. Ao todo, a VLI destinou, nos últimos anos, R$ 6 milhões para Estação de Cachoeira, com o objetivo de viabilizar sua reforma.    


A edificação da antiga estação, completamente reformada pela VLI, será destinada à Prefeitura de Cachoeira. No local, uma linha do tempo contará a história da cidade e da ferrovia. A exposição também é composta por fotografias e elementos gráficos, em uma criação colaborativa, com o apoio de dezenas de moradores, antigos profissionais, artistas, pesquisadores e ativistas culturais de Cachoeira (BA). Esta iniciativa é resultado de uma ação conjunta da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e VLI, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo é viabilizar novos espaços para que as atuais e próximas gerações conheçam a fundo a memória ferroviária.  


"A gente que era criança não ia lá só para viajar, não. Eu perdi a conta de quantas vezes entrei lá com meus colegas apenas para esperar e ver o trem passar", lembra o professor e morador de Cachoeira, Marcelino Gomes de Jesus. O seu depoimento, assim como o de outros nove moradores da cidade, compõe uma série de vídeos que serão expostos na salinha de cinema da estação.     


"Observar esses relatos, sobretudo o carinho com que as pessoas contam suas lembranças, revela o quão especial é esse vínculo que existe entre os moradores, a cidade e a ferrovia. É uma alegria para a VLI poder resgatar esse orgulho local por meio de um edifício importantíssimo para a cultura da cidade", afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa.  


A Estação  

Por meio do programa Estação de Memórias, foi realizada uma reforma geral da Estação Ferroviária de Cachoeira, adequando sistemas elétrico e hidrossanitário às normas vigentes, troca de piso, telhado, entre outros. Estes projetos são feitos junto ao poder público, que participa do alinhamento para recuperar a funcionalidade da edificação para a sociedade após o imóvel ser cedido.   


A charmosa estação, no Recôncavo Baiano, foi, e segue sendo, motivo de orgulho para o povo cachoeirense e integra o grande patrimônio arquitetônico e paisagístico do município. Ao conhecerem o espaço, os visitantes são convidados a uma caminhada pela história regional e pelos muitos marcos em que a trajetória do trem cruzou com a da cidade. Por meio de uma longa linha do tempo os visitantes são guiados desde o século XVIII até os dias atuais.    


O visitante pode experimentar ainda o percurso da famosa manobra do trem plotado no chão. Ao sair da Ponte Pedro II, o trem precisava fazer uma complexa manobra em Cachoeira que chegava a durar duas horas para ser finalizada e, só então, podia seguir trilho até Salvador.    


Além do projeto expográfico - com a produção de peças adesivas e tótem expositor com jogo sobre a exposição - o espaço ainda exibirá pílulas videográficas com entrevistas realizadas junto a ex-ferroviários, pesquisadores e moradores.

A VLI na Bahia 

O corredor Minas-Bahia, ramal logístico operado pela VLI que viabiliza o fluxo de insumos até o litoral baiano, atua como uma importante rota de escoamento para os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o transporte de cargas gerais. O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais) e contêineres. No Estado da Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias, Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos. 

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria "Logística e Transportes" pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 

Informações à Imprensa 

KEYLA PEREIRA / LUANA SILVA

Mais notícias