20 de janeiro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 17/12/2020

Tensão entre bancadas mantém 'morosidade' na pauta da AL-BA e recesso segue indefinido

Tensão entre bancadas mantém 'morosidade' na pauta da AL-BA e recesso segue indefinido

umento de que “os ventos” estão favoráveis ao grupo, e a “queda do PT” na Bahia é questão de tempo; a sucessão da presidência do Legislativo estadual e da Mesa Diretora da Casa como um todo, que também significa a manutenção de cargos de comando dentro da própria estrutura da AL-BA e, por fim, a liberação de Emendas Impositivas por parte do governo do Estado, lugar já marcado por “quebras de acordo”, segundo os parlamentares oposicionistas. 

 

Os ventos realmente não parecem estar favoráveis à situação na AL-BA. Em sessão tensa na segunda-feira (14), o líder governista, Rosemberg Pinto (PT), foi literalmente “traído pelo áudio” ao deixar vazar uma fala sobre “fazendo o jogo da oposição”. Se a fogueira já estava montada, a frase foi o que faltava para o fogo figurar pujante. De imediato, o presidente Nelson Leal (PP) rebateu, defendendo-se e afirmando apenas estar “seguindo o Regimento”. No momento, a situação envolvia a autorização dada pelo presidente da Casa a um pronunciamento do deputado Soldado Prisco.

 

Neste ínterim, diversos deputados da oposição se manifestaram e o recado à base do governo foi corroborado pelo líder oposicionista. “Nem jogo nem acordo mais com a oposição. Vossa Excelência não precisa perder seu tempo procurando o líder ou os deputados da oposição. Se encerrou qualquer acordo. A oposição agora usará cada linha e cada vírgula do Regimento para não escutar que está muito ruim jogar com a oposição. A oposição não joga com vossa excelência. A memória seletiva é muito perigosa porque pão comigo é esquecido”, disse Régis em resposta à Rosemberg (reveja). 

 

Régis prometeu ainda que a bancada pedirá vista de todos os projetos que forem apreciados e utilizará todas as ferramentas regimentais até a aprovação – ou não – dos projetos encaminhados pelo Executivo. Garantiu, no entanto, que não joga contra a Bahia e a bancada irá se posicionar com responsabilidade diante de cada texto. 

 

Outro fato que parece influenciar no andamento da Casa, conforme apurado pelo Bahia Notícias, é o movimento nacional, já que também pode ser adiada para janeiro a apreciação do orçamento de 2021. Diferente da AL-BA, que não dispõe sequer de previsão de apreciação da LDO, texto que antecede a aprovação da LOA, a Câmara Federal e o Senado aprovaram nesta quarta-feira (16) as Diretrizes Orçamentárias nacional.  Informações por Bahia Notícias

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias