20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍCIA - 07/09/2018

Polícia investiga esquema de venda de monografias

Polícia investiga esquema de venda de monografias

A Polícia Civil investiga um esquema criminoso de venda de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Policiais da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do responsável pela elaboração e venda das monografias.

Na residência, em Águas Lindas (GO), Entorno do DF, foram apreendidos celular e notebook. Os investigadores também encontraram diversos trabalhos armazenados em um HD, que foi apreendido.

No imóvel, foi encontrado um quadro em que estavam listados pelo menos 16 nomes de pessoas que supostamente teriam encomendado trabalhos, com data de entrega. De acordo com a PCDF, era cobrado R$ 1.600 por cada monografia.

Veja vídeos:

 

“A investigação prossegue para identificar os beneficiários e as instituições lesadas. Comprovadas as fraudes, as pessoas que encomendaram os TCCs provavelmente terão os diplomas cassados e responderão por uso de documento falso. O investigado pode responder por falsidade ideológica”, detalhou o delegado-chefe adjunto da 1ª DP, João de Ataliba Neto.

A polícia descobriu o esquema durante investigação sobre tráfico de drogas, no decorrer da Operação Theya, em abril de 2018, quando foram até a residência de um estudante de direito que teria comprado monografia e sido aprovado no curso.

Há suspeita de que o investigado também tenha “vendido” monografias para pessoas de Minas Gerais e Paraíba.

Na internet, as opções por projetos prontos são vastas. No Distrito Federal, é possível receber um TCC em apenas 48 horas. O Ministério da Educação (MEC) determina que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feito individualmente. A compra e a venda de trabalhos científicos, se comprovadas, podem ser consideradas crime de falsidade ideológica, com pena que varia de 1 a 3 anos de prisão, de acordo com o artigo 299 do Código Penal Brasileiro. METRÓPOLES

Mais notícias