19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOVELAS - 20/03/2018

Veja como as obras de Jane Austen inspiram ‘Orgulho e Paixão’, novela que estreia nesta terça-feira

Veja como as obras de Jane Austen inspiram ‘Orgulho e Paixão’, novela que estreia nesta terça-feira

Uma versão abrasileirada da obra da escritora britânica Jane Austen chega ao horário das seis, hoje, na Globo, para substituir “Tempo de Amar’’. Exaltando o poder feminino, “Orgulho e Paixão”, de Marcos Bernstein, se passa no fictício Vale do Café, no interior de São Paulo, em 1910, muito longe da realidade do século 18 retratado pela autora que o inspirou. A novela, assim como “Orgulho e Preconceito”, gira em torno de uma mãe (Ofélia, personagem de Vera Holtz) desesperada para casar as cinco filhas. Afinal, essa é a única maneira das moças terem uma vida confortável numa época em que as mulheres tinham poucos direitos. A tarefa, entretanto, não será tão fácil, considerando as personalidades marcantes de cada filha. Segundo o autor, o objetivo da história é abordar temas atuais, especialmente aqueles voltados ao feminismo, com personagens do início do século 20 e usando muito humor, romance e um pouco de drama.

Pamela Tomé é Jane em ‘Orgulho e Paixão’Pamela Tomé é Jane em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Raquel Cunha / Divulgação / TV GloboA primogênita e mais bonita das Benedito é a principal aposta de Ofélia (Vera Holtz) para garantir o melhor homem do Vale do Café. Tímida, Jane (Pamela Tomé) não sabe como demonstrar seu interesse por Camilo (Mauricio Destri), o filho da Rainha do Café. Na versão cinematográfica de “Orgulho e Preconceito’’ (2005), em que é interpretada por Rosamund Pike, a jovem é separada do amado, após ser encarada pelo melhor amigo dele como uma mulher indiferente.

Nathalia Dill é Elisabeta em ‘Orgulho e Paixão’Nathalia Dill é Elisabeta em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Raquel Cunha / Divulgação / TV GloboVivida por Keira Knightley no filme “Orgulho e preconceito’’ (2005), Elizabeth agora é Elisabeta (Nathalia Dill) na trama das seis. Mais ousada que nas adaptações anteriores, a jovem à frente de seu tempo tem o sonho de conhecer o mundo e não hesita vestir um fraque para comparecer a um baile da cidade. Contrariando todas as expectativas da mãe, ela não coloca o casamento entre suas prioridades.Viúva no livro “Lady Susan’’, a vilã Susana (Alessandra Negrini) agora tem o casamento anulado após ser pega na cama com o melhor amigo do marido. Braço direito de Julieta (Gabriela Duarte), a malandra pretende fisgar outro homem rico para se dar bem. Na obra original, ela tem uma filha adolescente. Kate Beckinsale interpreta a personagem em “Amor e amizade’’ (2016).

Chandelly Braz é Mariana em ‘Orgulho e Paixão’Chandelly Braz é Mariana em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Divulgação / TV GloboMariana (Chandelly Braz) é a protagonista de “Razão e Sensibilidade”, livro que inspirou o filme homônimo de 1995, com Kate Winslet. A mocinha se sente atraída pelo trovador Diogo (Bruno Gissoni), que oferece uma vida mais emocionante do que seu segundo pretendente, o coronel Brandão (Malvino Salvador). Tão ousada quanto Elisabeta, a jovem se aventura em corridas de moto, o que não acontece na história original.

Bruna Griphao é Lídia em ‘Orgulho e Paixão’Bruna Griphao é Lídia em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Divulgação / TV GloboLídia (Bruna Griphão) se mete em cômicas enrascadas para dar suas escapulidas. Com uma queda por oficiais do exército na versão original, a caçula da família é vivida por Jena Malone em “Orgulho e preconceito” (2005). No longa, ela também é a primeira das cinco irmãs a se casar, o que não acontece na nova novela das seis.

Cecília (Anaju Dorigon)Cecília (Anaju Dorigon)Cecília (Anaju Dorigon) é personagem do livro “A Abadia de Northanger” , que ganhou uma versão para a TV britânica em 2007, protagonizada por Felicity Jones. A moça integra o núcleo da Mansão do Parque, que promete mistérios com um toque de terror, após seu casamento com o playboy Rômulo (Marcos Pitombo).

— Ela vive em um mundo quase paralelo — diz Anaju.

Alessandra Negrini é Susana em ‘Orgulho e Paixão’Alessandra Negrini é Susana em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Raquel Cunha / Divulgação/TV GloboViúva no livro “Lady Susan’’, a vilã Susana (Alessandra Negrini) agora tem o casamento anulado após ser pega na cama com o melhor amigo do marido. Braço direito de Julieta (Gabriela Duarte), a malandra pretende fisgar outro homem rico para se dar bem. Na obra original, ela tem uma filha adolescente. Kate Beckinsale interpreta a personagem em “Amor e amizade’’ (2016).

Thiago Lacerda é Darcy em ‘Orgulho e Paixão’Thiago Lacerda é Darcy em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Estevam Avellar / Divulgação / TV GloboTradicional e, à primeira vista, arrogante, Darcy (Thiago Lacerda) acredita que uma mulher deve ter muitos dotes. Ele contraria, no entanto, os próprios ideais ao se apaixonar por Elisabeta, a protagonista que o desafia. Seu intérprete mais famoso é Matthew Macfadyen em “Orgulho e preconceito’’ (2005). Na história original, ele é rejeitado por Elizabeth ao conspirar contra a união de Jane e Sr. Bingley (Camilo na versão da novela).

Agatha Moreira é Ema em ‘Orgulho e Paixão’Agatha Moreira é Ema em ‘Orgulho e Paixão’ Foto: Divulgação / TV GloboRepresentada por Gwyneth Paltrow em “Emma’’ (1996), a mimada Ema (Agatha Moreira) não mede esforços ao bancar a casamenteira com as irmãs Benedito. Apesar do senso aguçado para relacionamentos, a jovem, inicialmente, perde sua chance no amor com Jorge (Murilo Rosa), o advogado da família. Neta do rico barão do café, ela não imagina que está prestes a perder tudo. EXTRA ONLINE

Mais notícias