24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

JUSTIÇA - 24/01/2018

Turma do TRF-4 mantém condenação de Lula por 3×0 e aumenta pena

Turma do TRF-4 mantém condenação de Lula por 3×0 e aumenta pena

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) já formou maioria por manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, estipulada em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. No entanto, o relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Neto, e o presidente da 8ª Turma, e também revisor do processo, Leandro Paulsen, votaram ainda pelo aumento da pena do líder petista: em vez dos 9 anos e 6 meses de prisão estipulados por Moro, ambos defenderam que Lula cumpra 12 anos e 1 mês de cadeia, em regime integralmente fechado. O resultado faz com que líderes do Partidos do Trabalhadores (PT) já digam ser hora de “radicalizar”.

Agora, só falta a manifestação do desembargador Victor Laus, que disse pretender proferir seu voto ainda nesta quarta-feira (24/1). Tanto Gebran Neto quanto Paulsen refutaram os argumentos da defesa antes de afirmarem haver indícios suficientes de que Lula era dono do triplex no Guarujá (SP), imóvel que teria sido repassado pela empreiteira OAS como propina, em troca de benefícios em contratos com a Petrobrás. Eles também disseram que o petista usou sua influência para indicar diretores da empresa e sabia de repasses de dinheiro ilícito para o caixa do PT.

“Lula concorreu ao esquema de corrupção da Petrobras”, diz Paulsen. Segundo o magistrado, a Justiça está mais que preparada para agir com imparcialidade: “Aqui, ninguém pode ser condenado por ter costas largas, ou absolvidos por ter costas quentes”. METRÓPOLES

Mais notícias