25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 14/02/2019

Núcleo de quadrilha especializada em furtos de cargas em vários estados estava instalado em Feira de Santana

Núcleo de quadrilha especializada em furtos de cargas em vários estados estava instalado em Feira de Santana
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Operação “Feira Livre”, a partir do desdobramento da Operação “Transbordo” deflagrada pelas polícias Federal e Rodoviária Federal de Alagoas em julho de 2018, visando desarticular uma associação criminosa que praticava furto e receptação de cargas, sendo descoberto que o núcleo da quadrilha estava localizado em Feira de Santana e com ramificações nos estados de São Paulo, Paraíba e também em Salvador. A quadrilha contava com a participação de caminhoneiros que desviavam as cargas que transportavam e depois prestavam uma queixa falsa. 
Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (14), o delegado de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Delepat), Orlando Borges de Azevedo Júnior,  informou que oito pessoas foram presas em Feira de Santana e outras duas estão foragidas. Entre os presos estão quatro empresários do ramo de supermercados. “A quadrilha tem membros em São Paulo, Paraíba e em Salvador, mas o núcleo da organização criminosa se situava aqui em Feira de Santana”, informou Orlando Borges.

De acordo com o delegado, cabia ao chefe do grupo o trabalho de aliciar os caminhoneiros, que por sua vez, convenciam outros colegas a participar do esquema criminoso. “O chefe da organização tinha como missão aliciar os caminhoneiros responsáveis pelo transporte de cargas. Uma vez, ele compactuando com a atividade ilícita proposta, ele recebia uma vantagem financeira, com a finalidade de entregar a carga aos membros da associação criminosa e depois ia registrar uma queixa na delegacia, ou até no posto da PRF, inserindo dados inautênticos”, detalhou o delegado.


Ainda de acordo com o delegado Orlando Borges, os caminhoneiros que aceitavam a proposta da quadrilha também passavam a aliciar colegas, uma vez que já haviam passado informações falsas de roubo e temiam ser descobertos prestando nova queixa.

O coordenador de Operações Especializadas e de Fronteiras - COE. Fabio Cassimiro Ramos informou que a partir das informações coletadas pela Polícia Rodoviária Federal, tudo foi repassado para a Polícia Federal e no trabalho conjunto foram cumpridos os mandados judiciais, desde a operação “Transbordo”.

Segundo a polícia, as cargas mais visadas pela quadrilha eram alimentos, produtos de higiene, além de pneus e algumas delas ultrapassavam a quantia de R$ 1 milhão. Veículos, cargas e dinheiro foram apreendidos pela Polícia Federal e está sendo feito um levantamento de todo o montante movimentado pela quadrilha.


Após serem encaminhados para exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT), foram encaminhados para audiência de custódia com o juiz Antônio Henrique da Silva, titular a 2ª Vara Criminal, que expediu os mandados de prisão, e serão enviados para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com informações e fotos de Denivaldo Costa.

Mais notícias