20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 26/11/2018

Galego da Viola e Nadinho vencem 44º Festival dos Violeiros do Nordeste

Galego da Viola e Nadinho vencem 44º Festival dos Violeiros do Nordeste

Os cantadores Galego da Viola e Nadinho venceram o 44º Festival dos Violeiros do Nordeste, realizado na noite deste sábado, 25, no MAP (Mercado de Arte Popular). A dupla foi a escolhida pelo público, que demonstrou a preferência em aplauso de pé e manifestações de apoio.

A noite de cantoria recebeu o apoio do público, que lotou a área de eventos do MAP para assistir a um dos mais tradicionais e importantes festivais de violeiros de toda a região. Galego da Viola e Nadinho foram os últimos a se apresentar e confirmaram a frase cristã que diz que os últimos serão os primeiros – ótimo mote para as cantorias.

Os poetas recebem os motes a serem cantados e decantados segundo antes de iniciar suas habilidades nos versos se cinco sílabas, sextilhas, sete sílabas e no mote decassílabo, considerado o mais difícil nas cantorias. No final, cantam com tema e modalidade livrer. Cada dupla se apresentou por 20 minutos.

Entre uma apresentação e outra, o cantador Bule Bule, que apresentou o festival e formou dupla com João Ramos – sem competir, mostrava ao público toda sua espontaneidade e intimidade com as palavras, com tiradas impagáveis.

O secretário de Comunicação, Valdomiro Silva, destacou a importância do festival, que tem uma rica história de tradição e cultura. “Grandes nomes já passaram por este palco e tenho certeza de que muitos outros passarão nos próximos anos”.

Para João Ramos, da comissão organizadora, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ao apoiar a sua realização é o sustentáculo para a realização do festival.

O cordelista Francklin Maxado, que foi um dos julgadores, se mostrou preocupado com o futuro do festival devido à falta de renovação e que o evento deverá ser considerado patrimônio cultural da cidade.

Também participaram da comissão julgadora Jackson Crispim Ramos, Auzevânia Ramos e Rosemário Lobo.

Campeões: Galego da Viola e Nadinho

2º lugar: Raimundo Caetano e Edvaldo Zuzu

3º lugar: Vem Vem do Nordeste e João Bezerra

4º lugar: Antônio Queiroz e Leandro Tranquilino

5º lugar: Som da Viola e Antônio Maracujá

SECOM/CAU PRETO

Mais notícias