19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ESPECIAL - 11/11/2018

Confira o que é preciso para trabalhar nos países mais buscados por brasileiros

Confira o que é preciso para trabalhar nos países mais buscados por brasileiros

Cresce, a cada dia, a procura de brasileiros por residência no exterior, seja para estudar, empreender ou trabalhar. Países da Europa, da Ásia e da América do Norte abrem as portas para receber profissionais que possam agregar valor às suas economias. Esta é a combinação perfeita para quem pensa em internacionalizar sua trajetória profissional.

Cada país tem sua área de destaque, sendo que Tecnologia da Informação (TI) tem, de longe, a maior demanda em todos os países. Ou seja, faltam profissionais nativos qualificados, e empresas estão em busca de trabalhadores estrangeiros.

Em geral, América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e Portugal têm sido boas opções para estudar pela cotação da moeda e pelo idioma, respectivamente. Os EUA continuam a ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Segundo os dados mais recentes da pasta, dos 3.083.255 brasileiros que hoje vivem no exterior oficialmente, 48% estão estabelecidos na América do Norte; 24%, na Europa; e 17%, na América do Sul.

No caso dos empreendedores, Estados Unidos e Portugal também são os destinos mais procurados por brasileiros. Vale também dar uma olhada nas listas de “profissões em falta” em alguns países. Este é um caminho para migrar já com o visto de trabalho, mantendo-se em sua área profissional.

Para quem deseja mesmo sair do país, a dica é se planejar, alertam os especialistas. O primeiro passo é falar fluentemente o idioma local. O segundo, ter economias para os primeiros meses, assim como reserva para gastos com o pedido de visto, que não são baixos. No caso de empreendimento, é preciso ter, pelo menos, um ano de poupança. Se pretende estudar, o interessado tem que poder se bancar sem contar com um trabalho extra (o visto de estudante concede horas limitadas de trabalho). Ter contatos também ajuda.

Antes de fazer as malas, é necessário também ficar atento às peculiaridades do país escolhido, para não ter problemas ou frustração. Na maioria dos países mais procurados pelos brasileiros para morar e trabalhar, é preciso, antes, já ter um emprego em vista para conseguir a autorização. Por isso, se o sonho é deixar o Brasil, a busca precisa começar por aqui, com envio de currículos, portfólios e, claro, fazendo contato com as empresas desejadas. EXTRA ONLINE

Mais notícias