19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ESPECIAL - 27/07/2018

Hoje tem eclipse! Veja tudo que você precisa saber sobre o fenômeno

Hoje tem eclipse! Veja tudo que você precisa saber sobre o fenômeno

A noite desta sexta-feira (27) contará com um bonito balé de astros, planetas e fenômenos astronômicos. O melhor horário para se perder por alguns minutos olhando para o céu é no fim da tarde. É por volta das 17h30 que o eclipse lunar mais longo do século estará visível em sua totalidade, acompanhado da “Lua de Sangue” e de Marte, que estará com brilho mais intenso durante toda a noite.

O eclipse terá duração total de seis horas e treze minutos entre o aparecimento da sombra da Terra na Lua, o desaparecimento total do satélite, e o retorno aos poucos do luar, afirma a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira).

Mas o astrônomo e membro da entidade Marcelo De Cicco explica que o Brasil não conseguirá ver todo o fenômeno. “Quando a Lua aparecer no horizonte leste brasileiro, ela já estará eclipsada. Somente a metade final do eclipse poderá ser observada do nosso país.”

Por isso, quem quiser assistir a famosa “Lua de Sangue” terá de se apressar ainda durante a tarde, quando ela estará mais intensa. O professor da UFRJ  (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e membro da SAB Thiago Signorini Gonçalves explica que a luz é a responsável pela coloração avermelhada do astro. “Durante a fase total do eclipse, a pouca luz que atinge a Lua atravessa a atmosfera terrestre. A luz solar está composta por todas as cores do arco-íris. Nesse processo, a luz azul é espalhada e desviada pela atmosfera, e apenas a luz vermelha consegue atravessar a atmosfera e chegar à Lua eficientemente.”

O fenômeno terá o charme especial também de Marte nesta noite. De Cicco conta que o planeta estará em oposição, alinhado com o Sol e a Terra, e por isso poderá ser observado durante toda a noite. “Todo mundo que olhar para o céu às 18h30 vai ver uma espécie de estrela vermelha próxima da Lua, que é Marte em oposição. Um pouco mais acima, haverá uma estrela alaranjada, que é Saturno.”

O Brasil não assistia um eclipse lunar total desde 27 de setembro de 2015 e o próximo deve ocorrer em 21 de janeiro de 2019. A sombra na Lua hoje será visível também na Europa, África, Oriente Médio, em grande parte da Ásia e na Austrália.

O fenômeno pode ser observado a olho nu, sem necessidade de proteção aos olhos.

eclipse curiosidadesReprodução/Metro Jornal
METRO JORNAL

Mais notícias