19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EMPREGO - 01/05/2018

Dia do Trabalho: confira as profissões que estão em alta neste 2018

Dia do Trabalho: confira as profissões que estão em alta neste 2018

Que o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo, todos nós sabemos. O importante é encontrar um norte e traçar um objetivo para alcançar o emprego dos sonhos. Para ajudá-lo a encontrar o melhor caminho a seguir em busca de um próspero futuro profissional, a revista Época separou uma lista com as profissões mais requisitadas no ano de 2018. Veja em qual você se encaixa e prepare seu currículo!

Profissionais inovadores, digitais, que saibam atuar de forma integrada com outras áreas da empresa e capazes de sugerir novos caminhos. Essas características são exigidas entre as posições em alta neste ano, segundo levantamento elaborado pelas consultorias Michael Page, Page Personnel e Page Executive.


Cientista de dados

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: utiliza da análise de dados, do conhecimento de software, da gestão comercial e das noções de estatística e matemática para reunir a maior quantidade possível de informações de big data disponíveis na rede e pensar em soluções e aprimoramentos para empresas, produtos e cadeias de distribuição.
Formação: há cursos específicos para a área, principalmente para graduados em TI, matemática, estatística, análise de negócios ou engenharia.
Por que tem destaque: é o profissional capacitado para lidar com big data, a enorme quantidade de dados disponíveis na internet, que pode melhorar, tornar mais eficientes ou mais rentáveis processos internos.

 

Estatístico 

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: utiliza teorias matemáticas para determinar a frequência e a ocorrência de eventos anteriores e prever novos movimentos. Seu trabalho inclui coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Além de conhecimentos em matemática, o estatístico tem grande domínio de linguagens e recursos computacionais para elaborar modelos matemáticos que simulem situações reais ou hipotéticas. Atua normalmente em empresas como bancos, agências de marketing ou publicidade e órgãos oficiais de pesquisa.
Formação: estatística ou matemática.
Por que tem destaque: porque é o profissional responsável por comandar e manter a eficiência dos processos internos e encontrar padrões que tornem mais racionais as ações da empresa.

 

Gerontologia e geriatria

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: geriatria é a área da saúde que cuida da prevenção e do tratamento de doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos de idosos, enquanto a gerontologia é o estudo do envelhecimento.
Formação: principalmente medicina, mas também psicologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional e direito.
Por que tem destaque: graças ao envelhecimento da população brasileira – a população idosa vai triplicar entre 2010 e 2050, aponta o IBGE –, profissionais que cuidem dessa população ganham destaque.

 

Gerente comercial

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: basicamente, gerencia diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços.
Formação: cursos de administração, economia, marketing ou engenharia são valorizados.
Por que tem destaque: a crise econômica pela qual passa o país exige cada vez mais profissionais competentes que mantenham segura a área de comércio e vendas das empresas.

 

Desenvolvedor de aplicativos e engenheiro de software 

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: cria, desenvolve e aprimora softwares e aplicativos de celular.
Formação: ciências da computação, mas há cursos específicos.
Por que tem destaque: cada vez mais pessoas têm smartphones, portanto, seguem valorizados os programadores responsáveis por softwares e aplicativos.

 

Biotecnólogo

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: manipula agentes biológicos para obter bens ou fornecer serviços.
Formação: há cursos de biotecnologia, mas as áreas podem ser diversas – engenharia biotecnológica, ciências biológicas ou biomédicas. Graduados em medicina, biologia e agricultura podem se especializar.
Por que tem destaque: utiliza conhecimento específico para lidar com possibilidades novas e muito diferentes entre si, como desenvolvimento de produtos alimentícios, controle de pragas em plantações ou mesmo fabricação de medicamentos.

 

Controlador financeiro

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: é responsável por monitorar e controlar as atividades financeiras de determinada empresa.
Formação: é recomendável formação em áreas como administração ou economia.
Por que tem destaque: novamente, a crise econômica surge como principal argumento. Quanto mais profissional e capacitado for o empregado responsável por comandar o setor financeiro, menos chance de a empresa ter problemas econômicos.

 

Marketing digital

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: atua com a imagem da empresa ou do produto, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Formação: há cursos específicos, mas formações como jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda, fornecem habilidades necessárias.
Por que tem destaque: em momentos de retração do mercado, a construção e manutenção da imagem no ambiente digital torna-se primordial.

 

Gestor de cadeia logística e supply chain

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: comanda o processo logístico da empresa, área que pode abranger desde a fabricação até a distribuição do produto.
Formação: Logística, mas pode abranger profissionais de engenharia, administração e gestão.
Por que tem destaque: em momento de crise, profissionais que tornem mais ágil, barata e eficiente a cadeia produtiva ganham importância.

 

Técnico em drone

iStockPin this!
ISTOCK

O que faz: controla e comanda drones ou aparelhos com tecnologia semelhante.
Formação: não há formação específica, mas são necessários treinamentos e, em alguns casos, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar os equipamentos.
Por que tem destaque: drones podem ser utilizados em áreas diversas, do jornalismo ao agronegócio. METRÓPOLES

Mais notícias