18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ELEIÇÕES 2018 - 09/10/2018

Lupa checa entrevistas de Bolsonaro e Haddad ao Jornal Nacional

Lupa checa entrevistas de Bolsonaro e Haddad ao Jornal Nacional
 Menos de 24 horas depois de anunciados no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) concederam entrevistas ao Jornal Nacional e falaram sobre polêmicas recentes envolvendo suas campanhas à Presidência da República. A Lupa checou algumas de suas falas. Veja a seguir:

“Tendo apenas 20 dias de campanha, atingi 29% dos votos, mais de 30 milhões de votos.”
Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad tornou-se candidato à Presidência da República pelo PT em 11 de setembro, a 26 dias do primeiro turno das eleições. Antes, ele se posicionava publicamente como o candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo registro de candidatura foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nome Haddad como cabeça de chapa foi aceito pelo TSE em 25 de setembro. No domingo (7), ele recebeu 31,3 milhões de votos – 29,28% dos válidos.

 

 

“[Nosso plano de governo] Prevê isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos, proposta defendida por nós desde janeiro de 2018.”
Fernando Haddad (PT)

A proposta citada por Haddad no Jornal Nacional consta na página 5 do plano de governo registrado pelo presidenciável no TSE: “Quem vive do seu trabalho e recebe até cinco salários mínimos, por exemplo, ficará isento do pagamento do Imposto de Renda. Em compensação, o “andar de cima”, os super-ricos, pagará mais”. Em dezembro de 2017, a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, noticiou que a cúpula petista já estudava propor a ideia no plano de governo do então pré-candidato Lula.

 

 

“[Trabalharemos pela] Redução da nossa maioridade penal, que o povo quer e deseja.”
Jair Bolsonaro (PSL)

programa de governo enviado pelo candidato Jair Bolsonaro ao TSE, de fato, propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo o documento, a medida irá auxiliar na queda dos índices de homicídios, roubos, estupros e outros crimes. De acordo com pesquisa divulgada no início de 2018 pelo Datafolha, 84% dos brasileiros eram favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Apenas 14% dos entrevistados se declarou contra, e 2% deles não responderam. Dentro dos 84% que apoiam a redução, para 64% a lei deveria valer para qualquer crime. Somente 36% acreditam que ela deve ser para crimes específicos. Em 2015, estudo semelhante, também feito pelo Datafolha, indicava 87% dos brasileiros concordando com a redução da maioridade penal.

 

“Nunca alguém que fez oposição ao PT teve votação tão expressiva [no Nordeste].”
Jair Bolsonaro (PSL)

Segundo dados do TSE, Bolsonaro teve 7.453.186 votos no Nordeste no último domingo (7). Em números absolutos, o resultado do deputado do PSL-RJ na região foi o melhor obtido por qualquer candidato não-petista em pleitos presidenciais desde 2006 (ano em que Lula tentou sua primeira reeleição e, a partir do qual já se podia falar em “oposição ao PT” no governo federal). O segundo melhor desempenho observado até agora em primeiros turnos fora registrado por Geraldo Alckmin (PSDB) em 2006. No primeiro turno daquele ano, o tucano teve 6.514.319 votos no Nordeste. Mas, se considerada a porcentagem dos votos válidos, Alckmin foi melhor. Em 2006, fez 26,15% dos votos válidos, contra os 25,86% de Bolsonaro no último domingo.  METRÓPOLES

Mais notícias