25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

COMPORTAMENTO - 12/10/2023

Sono de qualidade é aliado na preparação para o Enem, afirma neuropsicóloga

Sono de qualidade é aliado na preparação para o Enem, afirma neuropsicóloga

Um dos principais reguladores das funções biológicas do corpo humano, o sono tem influência direta na atenção, memória, no planejamento, na tomada de decisão e capacidade de raciocínio 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece nos dias 5 e 12 de novembro e reunirá cerca de 3,9 milhões de estudantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), empenhados em um objetivo: o de obter excelente resultado que os ajude no ingresso ao Ensino Superior.

 

Criar um cronograma de estudo, conhecer o formato da prova aplicada em anos anteriores, aperfeiçoar técnicas de redação e se alimentar de forma saudável são dicas valiosas para o bom desempenho na hora da prova. Mas, o que também não pode ser negligenciado pelos estudantes, antes e no dia da avaliação, é uma boa noite de sono.

 

Anna Rúbia Pirôpo, neuropsicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que noites mal dormidas provocam uma série de desordens e mudanças no organismo. “Um sono de baixa qualidade pode influenciar de forma relevante na velocidade de processamento das informações e na execução de ações, fraqueza no sistema imunológico, na memória, principalmente a memória operacional (curto prazo), obesidade, envelhecimento precoce, diabetes, ansiedade, hipertensão, falta e/ou aumento do apetite, dentre outros. Além disso, tem forte ligação com a queda da imunidade, podendo levar nesse caso de preparação para uma prova, o estudante a um rendimento abaixo do esperado e êxito nas suas atividades”, cita a especialista.

Para melhorar a qualidade do sono, a neuropsicóloga sugere a adoção de alguns hábitos simples:

 

- Crie um ambiente de sono com pouca luz;

- Desligue a televisão, celular e computador na hora de dormir;

- Não beba ou consuma alimentos com cafeína a noite;

- Reduza as atividades com alto nível de estímulos sensoriais;

- Tome um banho quente antes de dormir.

 

A qualidade do sono gera impactos significativos no desempenho dos estudantes já que ele é fundamental para o funcionamento adequado das funções cognitivas, auxiliando na concentração, memória e habilidade de raciocínio. “É durante o sono que o cérebro processa e organiza as informações aprendidas durante o dia; sem ele os níveis de estresse e ansiedade podem ser alterados e o nervosismo poderá influenciar no desempenho e humor do candidato”, esclarece Anna Rúbia.

 

Nem por uma noite badalada com os amigos, nem por horas extenuantes de estudo madrugada adentro! A especialista ressalta que é preciso equilíbrio para manter o sono em dia, já que ele é um dos principais reguladores das funções biológicas do corpo humano.

 

 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Deiwerson Damasceno 

Assessoria de imprensa das Faculdades Anhanguera

Mais notícias