19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BRASIL - 08/03/2018

Agentes penitenciários podem ter facilitado acesso a 'motel' em Benfica

Agentes penitenciários podem ter facilitado acesso a 'motel' em Benfica

As investigações sobre seis suítes parecidas com quartos de motel, flagradas pelo Ministério Público no quarto andar da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, que abriga presos da Lava-Jato, pretendem descobrir quando e por quem as estruturas foram construídas. Os promotores também investigam se agentes penitenciários permitiram o acesso de detentos e visitantes sem autorização judicial, como prostitutas, aos locais para visita íntima. "É um trabalho sigiloso, porque presume o envolvimento de servidores", afirmou o delegado David Anthony, novo titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Nova vistoria realizada ontem pela Seap apreendeu itens irregulares nas celas, como R$ 7,4 mil em espécie. As suítes foram divulgadas pela coluna 'Informe do DIA'. Para o MP, a qualidade da estrutura, que conta com piso de porcelanato e televisões, também destoa do que é comum em penitenciárias. Pinturas de coração na parede, banheiro com espelho e luz vermelha completavam os momentos de prazer.

A promotora Andrea Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), determinou a inspeção, em fevereiro, após denúncia anônima. "Instauramos investigação para apurar eventual improbidade de agentes públicos e prática de crime, e identificar se era um parlatório ou uma estrutura montada para favorecer alguém", explicou Amin. "O material, diante da penúria que o antigo secretário dizia que a Seap estava, também chamou atenção", acrescentou.

"Isso é inconcebível. Inclusive o (secretário) Dr. Anthony está vindo conversar comigo sobre este assunto daqui a pouco e vamos tratar desse problema", disse o interventor federal na segurança do estado, general Braga Netto, à TV Globo.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, afirmou que as suítes são anteriores à posse de David Anthony. O coronel da PM Erir Ribeiro Costa Filho, que até 18 de janeiro comandava a Seap, será chamado para prestar esclarecimentos. Andrea Amin disse que o MP não divulgou o fato antes para não atrapalhar a investigação.

Estão presos em Benfica secretários estaduais da gestão do ex-governador Sérgio Cabral, como Wilson Carlos (Governo) e Hudson Braga (Obras), além dos deputados Edson Albertassi, Jorge Picciani e Paulo Melo, todos do MBD. Cabral foi transferido de Benfica para presídio federal no Paraná em 18 de janeiro.

Motel de Benfica desperta indignação e 'inveja' do lado de fora
Beto Trajano: 'É uma pouca vergonha, para não dizer outra coisa' - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Luiz Pereira: 'Isso desafia a lógica' - Alexandre Brum / Agencia O Dia

A notícia da existência de parlatórios que mais se parecem com suítes de motel na Cadeia Pública de Benfica indignou a população e foi motivo de piadas de donos dos verdadeiros estabelecimentos voltados para encontros íntimos. O dono de um motel no Centro do Rio, que pediu para não ser identificado e disse que o movimento anda fraco na casa, brincou que a concorrência é desleal em um momento de crise.

"Fica complicado assim. Como no Brasil tudo é pelo avesso, espero que nenhum órgão público chegue aqui amanhã querendo transformar meu ambiente em penitenciária", se divertiu.

Já na Lapa, a informação espantou a população. "Isto uma pouca vergonha, para não dizer outra palavra bem pior que estas', criticou o comerciante Umberto Trajano, de 58 anos. Para o aposentado Luiz Pereira, 70 anos, que há muito tempo não vai a um motel, o luxo dos detentos é maior que o da maior parte da população. "Isso desafia a lógica, impressionante. Desse jeito, fala com a polícia para me buscar agora que também quero ser preso".

75% dos contratos foram renovados sem licitação

A varredura feita ontem nas celas também recolheu roupas e alimentos não permitidos e um bloco de consulta odontológica com carimbo. A Seap não divulgou a quem pertenciam os itens. Com 470 presos, a unidade está sob intervenção da Corregedoria da pasta.

O procurador-geral Eduardo Gussem ressaltou que o MP está promovendo uma devassa na Seap em parceria com o novo secretário para desvendar irregularidades. Segundo Gussem, 75% dos contratos eram renovados sem licitação ou com compras diretas.

A Seap destacou que está sendo providenciada a publicação das substituições do diretor, subdiretor e chefe de Segurança Pública da cadeia, que serão investigados. No ano passado, o MP já havia descoberto outras regalias no presídio, como sala de cinema e alimentos proibidos. O DIA

Mais notícias